Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

JMJ de Lisboa: voluntários para áreas de comunicação e tradução podem fazer contato

08/01/2021

Notícias

                                                                                                                                    Imagem ilustrativa (fonte: Jovens Conectados)

Com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, fica até difícil imaginar a realização de uma Jornada Mundial da Juventude que concentra, num único país, milhares de jovens provenientes das partes mais distantes. No caso, a próxima edição tem Portugal como sede e está prevista para ser realizada em 2023.

Em entrevista à imprensa local, o secretário-executivo do Comitê Organizador local, Duarte Ricciardi, explica que o plano para “um dos maiores eventos que acontecem no país na próxima década” já está em execução. Em tempos de coronavírus, porém, ele chegou a garantir que inclusive já existe um plano “B” para uma eventual necessidade. Além de Ricciardi que se ocupa da organização e coordena todas as operações, a JMJ de Lisboa conta com o trabalho de Nuno, nas finanças, e da jornalista Ana Catarina André, diretora de Comunicação.

O mutirão de voluntários
Junto ao trabalho deles, centenas de jovens deverão se unir, mais próximo do evento, criando uma grande corrente de voluntariado: “A Jornada Mundial da Juventude só é possível graças à disponibilidade, graças à entrega e ao espírito de serviço de tantos jovens do mundo inteiro que têm disponibilidade e oferecem os seus dons neste serviço à Igreja. Aqui, em Lisboa, desde já temos recebidos muitos e-mails e contatos de jovens de geografias muito distintas do planeta que se mostram interessados em colaborar e de fazer parte deste grande projeto que é a JMJ. Nesta fase temos, sobretudo, procurado voluntários nas áreas da comunicação e também de algumas áreas específicas, como a de tradução. Mas em todas as áreas, inclusive algumas muito distintas, vamos precisar de voluntários. E, por isso, ainda que os pedidos e o recrutamento do voluntariado internacional só abram e só comecem a se realizar em 2022, nesta fase já é possível colaborar com a Jornada Mundial nessas áreas mais específicas. E, claro, já ficar também com os contatos de todos aqueles que desejam e têm no seu coração essa vontade de fazer parte deste projeto tão bonito que é a Jornada Mundial da Juventude.”

Em entrevista concedida em dezembro à Agência de Notícias Ecclesia, dom Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, falou da importância desta fase de preparação do evento. Ele explicou que o importante não é aquela semana de realização da JMJ, mas “são os anos de preparação: o envolvimento, o convite, o sentir, o cativar os jovens que estão na fronteira ou fora da realidade cristã católica e se sentem cativados e curiosos para vir ao encontro deste movimento que o Papa proporciona desde São João Paulo II”. E a diretora de Comunicação reforça tamanha disponibilidade da juventude: “A todos, agradecemos muito desde já a boa vontade, disponibilidade e entrega, esperando a todos poder responder neste caminho até a Jornada Mundial da Juventude que é também um caminho, sobretudo, de crescimento, e desejamos que seja um caminho de crescimento para todos, para os jovens de todo o mundo, para os jovens portugueses, que possam também vir nesse serviço de voluntariado – uma expressão daquilo que Igreja pede a cada um, daquilo que também o Papa tem pedido que, no fundo, cada um possa pôr os seus donos e os seus talentos a render, para a construção de um mundo mais justo, um mundo mais fraterno e com menos desigualdades”.


Fonte: Vatican News (texto de Andressa Collet)