Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Irmãos Leigos franciscanos se reúnem na Paraíba

09/09/2019

Notícias

Entre os dias 5 e 8 de setembro, o Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB), sediou a terceira edição do Encontro Nacional de Irmãos Leigos Franciscanos. Participaram do evento 50 frades das quatro obediências franciscanas — Ordem dos Frades Menores (OFM), Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv) e Ordem dos Terceiros Regulares (TOR).

A profecia e o testemunho de paz e bem foram os temas abordados durante o encontro, que contou com a assessoria de Frei Olávio José Dotto, OFM, assessor das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Maria José Coelho, Ministra Nacional da Ordem Franciscana Secular (OFS). Na abertura do encontro, os frades foram acolhidos pelo anfitrião Frei João Amilton dos Santos, Ministro Provincial da Província Santo Antônio, que manifestou o desejo de que no futuro não existam mais diferenças práticas entre os clérigos (frades ordenados sacerdotes) e os leigos.

Para os frades, a forte polarização política, a desunião social e a comunicação violenta entre as pessoas demonstram os tempos de barbárie que o Brasil vive. E é diante deste contexto social que os frades leigos são chamados a dar testemunho. “As pessoas estão tratando os que pensam diferente como inimigos”, alertou Frei Olávio. A partir da Evangelii Gaudium, Exortação Apostólica do Papa Francisco, pediu aos frades que “não tenham nojo dos pobres” e que participem de um processo de humanizar o ser humano, que cada vez menos reconhece o outro como irmão. Como gesto concreto, os frades participaram no sábado, 7, do Grito dos Excluídos, em Campina Grande (PB).

Muitos irmãos partilhavam a importância do encontro para se sentirem pertencentes a família de religiosos que não optaram pela ordenação sacerdotal. “Não estamos sozinhos”, afirmou um frei na avaliação final. Para Frei Zeca, foram as pessoas e suas histórias que tornaram o encontro especial. “Pelas pessoas que estamos aqui. Nossa sociedade precisa deste testemunho de fraternidade”, assinalou o frade da Terceira Ordem Regular (TOR). Entre as atividades para os próximos anos está a missão de registrar e mostrar os inúmeros trabalhos que irmãos leigos realizam por todo o Brasil através de um blog, que será administrado pela nova comissão de frades eleita para preparar o próximo encontro, ainda sem local definido.

Ao final do encontro, os frades leram uma carta, escrita conjuntamente pelos frades participantes, que será divulgada em breve.

Fonte: Capuchinhos do Brasil (Frei Lorrane, OFM e Paulo Henrique, assessor de imprensa dos Capuchinhos/SP)


Veja os vídeos do encontro: 


Veja imagens do encontro: