Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis recebe coral português

20/03/2013

Notícias

Em comemoração ao Ano de Portugal no Brasil, celebrado este ano, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) irá recepcionar os Meninos Cantores do Município de Trofa (Portugal). A visita será marcada por uma apresentação do coro português no Museu Imperial no próximo dia 23 de março, às 19 horas, com entrada gratuita. No intercâmbio cultural entre os dois coros, os 23 meninos que integram o grupo português irão conhecer a dinâmica e o trabalho do IMCP.

De acordo com o maestro Marco Aurélio Lischt, os integrantes dos corais terão a oportunidade de trocar experiências: “Temos uma relação que existe há mais de 15 anos. Já visitamos Trofa, da mesma forma que eles já estiveram aqui. Neste ano, eles farão algumas apresentações no Rio e encerram em Petrópolis, comemorando o Ano de Portugal no Brasil”, afirmou.

Intercâmbio é tradicional nos Canarinhos

O intercâmbio cultural já é uma referência no Coral dos Canarinhos. Conhecido fora do Brasil pelas suas apresentações ao longo dos 70 anos, o coro atrai a atenção de diversos grupos musicais da Europa que, todos os anos, visitam Petrópolis para conhecer o trabalho do grupo. Em média, por ano, três corais vêm para trocar experiências.

Lischt afirma que as visitas proporcionam maior interesse do público por manifestações artísticas. “É sempre bom poder receber coros internacionais em Petrópolis. Além da troca de experiências que cada coro proporciona, tanto de um quanto de outro lado, em eventos dessa magnitude, a formação de plateias e a disseminação da cultura musical internacional, entre os coralistas e o público petropolitano, se tornam um mérito para todos”, explica o maestro.