Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis recebe coral de Brasília
16/05/2014
Os corais dos Canarinhos terão visitantes entre 23 e 25 de maio. O Coral Mosteiro de São Bento, de Brasília, se apresentará, às 20h do dia 24, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus com a participação do Coral dos Canarinhos e das Meninas dos Canarinhos. Nesta ocasião, o Coral MSB será avaliado para a entrada na Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil. No dia 25, os três coros cantarão juntos a missa das 10h na mesma igreja.
O encontro está sendo organizado pelo Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, junto à Federação Nacional dos Meninos Cantores. Durante a primeira apresentação, estará presente Messias Faleiros, regente dos Pequenos Cantores de Cássia – MG, representando a comissão de avaliação, assim como o maestro Marco Aurélio Lischt, diretor artístico do IMCP, regente do Coral dos Canarinhos de Petrópolis e presidente da Federação Nacional dos Meninos Cantores. “O Coral Mosteiro de São Bento tem uma proposta similar a dos Canarinhos. O objetivo é integrá-los à Federação. Esse encontro é importante para estreitar os laços entre os corais.” – declara o maestro Marco Aurélio Lischt.
Segundo Zoltan Paulinyi, regente do Coral MSB, as crianças estão empolgadas com a viagem. “Esse encontro vai ser de grande enriquecimento cultural e artístico para os jovens cantores.” – conta o maestro, lembrando que, desde o início, o coral foi criado com o intuito de fazer parte da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil. “O coral foi criado dentro dos padrões exigidos pela Federação para que pudesse participar dos congressos e apresentações promovidos pela instituição” – ressaltou Paulinyi.
De 1987 a 2013, o Coral Mosteiro de São Bento era formado apenas por monges. Em 2013, visando atender melhor à comunidade, foi criado um grupo vocal infantil. Na visita à Petrópolis, estarão presentes as 11 crianças (meninos e meninas) do coro, que têm entre 07 e 13 anos de idade.
PROGRAMA
Sábado, 24 de maio de 2014
Entrada: Ave Maria (monástico), Salve Regina (hino)
Zoltan Paulinyi (2013) — Missa Canônica
Heitor Villa-Lobos — Terezinha de Jesus, Bambalalão
Guillaume Dufay — Conditor Alme Siderum
Palestrina-Heine — Aleluia
Domingo, 25 de maio de 2014
(Recolhido de MSB, Olinda) — Hino a São Bento
Zoltan Paulinyi (2014) — Salmo 65 (estreia), Salmista: Profa. Luísa Lopes
Stefan Stuligrosz-S.Muszak — Alma de Cristo, ação de graças
Ziza Fernandes-Prim — Doce é sentir (final, com todos)