Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Universidade inaugura laboratório para cursos de saúde

06/10/2017

Notícias

fidencio_061017_1

Ana Paula Moreira de Souza, da USF

Bragança Paulista (SP) –  O Campus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF) reinaugurou nesta quinta-feira, dia 5, o Laboratório de Habilidades Médicas, que funcionará como espaço para atividades práticas de todos os cursos da área da saúde da USF.

O evento contou com a participação de representantes da USF, professores, alunos e autoridades locais. Entre os participantes estavam o Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Chanceler da USF, Frei Fidêncio Vanboemmel, o Diretor Presidente da CNSP-ASF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o Diretor Vice-presidente, Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM, o Diretor-Administrativo, Frei Mário Luiz Tagliari, OFM, o Diretor Secretário, Frei Nilo Agostini, OFM, o reitor da FAE e administrador geral, Jorge Apóstolos Siarcos, o reitor da USF, professor Joel Alves de Sousa Júnior, a Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, professora Iara Andrea Alvares Fernandes, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Adriel de Moura Cabral, a diretora do Campus Bragança Paulista, professora Márcia Aparecida Antônio, o diretor do Campus Itatiba, professor Carlos Eduardo Pizzolatto, além de representantes do HUSF, o vice-prefeito, Amauri Sodré, a representante do Deputado Edmir Chedid, Gislene Bueno, além de vereadores.

fidencio_061017_3O evento teve como mestre de cerimônia a professora Márcia Aparecida Antônio, que destaca a importância dos novos espaços para os alunos. “Formamos um profissional comprometido com a promoção, proteção e recuperação da saúde do paciente. Um espaço como esse potencializa o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas para a atuação na área da saúde, através da simulação de experiências da vida real, com vistas a garantir a segurança no processo de assistência ao paciente”, afirmou a diretora do Campus.

Para Frei Fidêncio, o novo espaço é fundamental para a qualificação de alunos e professores da área da saúde da USF. “O Laboratório é importante para nossos estudantes e professores, mas sobretudo para as vidas que serão cuidadas em nossa Universidade. Nós sabemos o quanto a saúde está fragilizada, seja do homem ou da nossa mãe terra”, disse Frei Fidêncio.

Antes do contato com pacientes em ambientes hospitalares o aluno terá um espaço controlado para desenvolver atividades simuladas com robôs de baixa, média e alta fidelidade. O novo complexo apresenta cerca de 3 mil m² de área construída, com salas de aula, salas de treinamento de habilidades práticas e comportamentais, contando ainda com salas para desenvolvimento de habilidades práticas específicas como o Centro Obstétrico e Cirúrgico e Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e Pediátrica e Adulto, além de enfermaria simulada, com capacidade para 180 alunos. Todos os cenários são preparados para o aluno sentir-se dentro de um ambiente hospitalar e simular atuações ambulatoriais e de emergência, assim como tomada de decisão rápida e efetiva para o bem-estar do paciente.

Para o reitor da USF, o Laboratório de Habilidades também é importante para a comunidade bragantina. “Como uma universidade confessional franciscana auxiliamos a comunidade. Este projeto envolve ações humanas”, afirmou o professor Joel.

Na sequência, foi apresentado um vídeo que traz um panorama das atividades que serão desenvolvidas no Laboratório de Habilidades Médicas. A professora Juliana Seraphin Piera, responsável pelo desenvolvimento do projeto apresentou as principais potencialidades do projeto. Em seguida, os convidados visitaram o novo espaço e fizeram um tour guiado pelo prédio.

Com o Laboratório de Habilidades Médicas, a USF passa a ser referência para formação dos profissionais da saúde em nossa rede regional de atenção à saúde, que abrange as cidades de Bragança Paulista, Atibaia, Socorro, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Vargem, Joanópolis, Piracaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.

fidencio_061017_2