Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Importância dos corais na Semana Santa

30/03/2012

Notícias

A participação de corais nos ofícios litúrgicos da Igreja Católica é muito antiga. Há mais de mil e quinhentos anos foi criado o movimento coral com a fundação da Schola Cantorum, em Roma, pelo Papa Gregório Magno. Seus membros passaram a ser responsáveis pelo repertório mais elaborado da liturgia romana e ainda pela formação musical dos cantores da Igreja, inicialmente na Itália e depois, em toda a Europa.

Assim se iniciou uma tradição que perdura até os dias atuais. Os corais do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, participam dos ritos católicos durante todo o ano, e a Semana Santa é o ponto alto dessa atividade. Canarinhos e Meninas dos Canarinhos são parte integrante da história da Igreja, que difundiu a música como forma de arte e oração.

Trata-se de um momento especial para meninos e meninas que, durante todo o ano, têm sua formação musical aliada à liturgia da igreja. Segundo o Diretor Artístico do IMCP, Marco Aurélio Lischt,  “quando se trata de formação musical e humana de nossos cantores e cantoras, damos continuidade ao que já é uma tradição milenar” – revela. O Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, como instituição filantrópica e de utilidade pública, administra a educação musical de meninos e meninas, gratuitamente, dos 8 aos 18 anos de idade . O site do IMCP é www.canarinhos.com.br

PROGRAMAÇÃO

Igreja do Sagrado Coração de Jesus (rua Montecaseros, 95)

Domingo de Ramos – dia 01/04, às 10h – Coral das Meninas dos Canarinhos, sob a regência do maestro Marcelo Vizani.

Quinta-feira Santa – dia 05/04, às15h – Coral das Meninas dos Canarinhos, sob a regência do maestro Marcelo Vizani, canta durante da Cerimônia do Lava-Pés. É a memória de um acontecimento durante a última ceia, que Cristo celebrou com os seus seguidores mais próximos.

Sexta-feira Santa – dia 06/04, às 15h, Coral dos Canarinhos de Petrópolis, sob a regência do maestro Marco Aurélio Lischt. Cerimônia da Paixão do Senhor. Os ritos da Sexta-Feira da Paixão lembram a morte de Jesus Cristo. Nesse dia, não ocorre a celebração da missa, apenas são feitas leituras e a Adoração da Santa Cruz.

Domingo – dia 08, às 10h – Missa de Páscoa, Coral dos Canarinhos de Petrópolis, sob a regência do maestro Marco Aurélio Lischt. Celebração da Ressurreição de Cristo. Alimenta na humanidade a alegria e a esperança, o recomeço da vida.

Por Marilízia de Azevedo