Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e festa das Chagas

21/09/2017

Notícias

ofs_210917_2

A grande família franciscana herdou do próprio São Francisco de Assis a devoção mariana, pois ele confiou à proteção de Nossa Senhora dos Anjos as três Ordens que criou. Para marcar o jubileu e a devoção mariana dos filhos e filhas do Seráfico Pai São Francisco, o Regional Sudeste 2 da Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS) está promovendo uma peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida por suas Fraternidades.

A imagem já percorreu quase todas as 35 fraternidades do Regional e, em cada região, famílias e grupos se reúnem para acolher e venerar a imagem de Nossa Senhora Aparecida Mãe de Deus e nossa Mãe. A imagem já percorreu comunidades, estabelecimentos comerciais, famílias, hospitais, praças e residências, levando o amor materno de Maria a todos.

A manhã do último domingo (17) foi marcada pela alegria do encontro das Fraternidades Franciscanas Seculares de Santo Antônio e Santa Clara, localizadas, respectivamente, no Cento de Duque de Caxias e em Jardim Primavera, Diocese de Duque de Caxias (RJ). O encontro foi duplamente especial: os irmãos celebraram juntos a festa da impressão das Chagas de São Francisco e a Fraternidade Santo Antônio fez a entrega da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida para a fraternidade local que dará continuidade a peregrinação pelas 35 fraternidades do Regional Sudeste 2, da Ordem Franciscana Secular do Brasil.

A programação foi iniciada com a Celebração da Palavra, na Comunidade Católica São Judas Tadeu, presidida pelo Frei João Batista, OFM, que refletiu com a comunidade a dimensão do perdão e seu valor na vida cristã e comunitária.

O Seráfico Pai Francisco, desde o início de sua conversão, na pequena capela de São Damião, dedicou-se de uma maneira toda especial à devoção e veneração do Cristo crucificado, devoção que até a morte ele inculcava a todos por palavras e exemplo. O Monte Alverne foi o Calvário na vida de São Francisco. Dentro de nove ou dez anos (1214/15 – 1224) ele foi até ele seis vezes, a fim de contemplar na absoluta solidão a sagrada Paixão de Cristo.

ofs_210917_3

Encontro de Cantos Franciscanos

A alegria ao celebrar a criação de Deus é uma marca da espiritualidade franciscana, assim como o amor e a dedicação à Igreja. Ter a oportunidade de servir e louvar ao Senhor por meio da música é também uma forma de aprofundar a vivência do carisma franciscano. Foi com esse sentimento de louvar o Altíssimo e Bom Senhor com alegria, que a Família Franciscana do Regional Sudeste 2, realizou, nos dias 9 e 10 de setembro, na Casa São Francisco de Assis, Diocese de Duque de Caxias (RJ), o primeiro Encontro de Cantos Franciscanos, destinado a paróquias, comunidades, equipes de liturgia, catequista e para qualquer pessoa que gosta de cantar, louvar e servir ao Bom Senhor.

Nesses dias, os presentes puderam ensaiar, relembrar canções, aprimorar e aprender cantos apropriados para os diferentes momentos litúrgicos com o toque todo especial da mensagem de paz e de bem herdados de Francisco e Clara de Assis. Cantos que falam da pobreza, da humildade, do “Amor não amado”, das criaturas. Cantos que embalam nossos corações para cantar as maravilhas de Deus, assim como fizeram Francisco e Clara de Assis, que em tudo louvavam e cantavam o Criador. O encontro foi dirigido pelo jovem Frei Zilmar Augusto, OFM, que, em seu repertório, possui diversas composições sacras que encantam a todos pela beleza e singeleza que resgatam não só a alegria, mas o frescor e o vigor do carisma franciscano das origens.

Fraternidade Santo Antônio (OFS)