Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Guardião da Penha desmente notícias falsas na internet

07/02/2017

Notícias

penha_070217

O guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Roberto Pereira, divulgou mensagem no Facebook  do Convento, desmentindo as notícias que circularam na internet em meio ao caos que se instalou no Espírito Santo. Confira abaixo:


Paz e bem!

“Felizes os que promovem a paz” (Mt 5,9).

As últimas horas têm sido de tensão e medo nas ruas das cidades que compõem a Grande Vitória. A greve da Polícia Militar, somada à uma grande onda de boatos, gerou uma situação de descontrole sem precedentes e multiplicaram-se os casos de assaltos, saques e vandalismo por toda parte.A fragilidade dos relacionamentos sociais, o descuido no atendimento de direitos inegociáveis, tais como, comida, moradia e salário digno, contribuem para que a violência seja a resposta para todos os problemas.

Neste tempos sombrios, a postura de intolerância e desrespeito é alimentada pela rápida multiplicação de mensagens sem o necessário filtro da ponderação. Estamos construindo uma sociedade doente e geradora de doença.

Numa das mensagens que circulam na internet, alguém diz que o Convento da Penha foi invadido, os freis assaltados e os bandidos passaram a usar o hábito franciscano. Ao final, a voz alerta para que ninguém vá ao Convento porque isso implicaria riscos.

Durante todo o dia de ontem, recebemos muitos telefonemas revelando preocupação com a integridade da fraternidade franciscana. Ao agradecer o cuidado e carinho, informo que estamos todos bem. Ao mesmo tempo, manifesto minha inquietação com este estado de coisas. Não devemos nos expor a riscos desnecessários, é verdade. Contudo, não devemos nos acovardar, nos submeter à ditadura do medo e, pior, contribuir com ela espalhando notícias, vídeos ou mensagens que aumentem a confusão, o desrespeito, o ódio.

Discernimento e prudência deverão balizar as ações daqueles que pretendem ser semeadores da verdadeira paz.

Lembro que as missas no Convento continuam a ser celebradas nos horários habituais.

Paz e Bem.
Frei Paulo Roberto