Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Grande desafio de hoje é educar para a solidariedade

05/11/2018

Notícias

gestores_051118

Curitiba – “Vós sois aquele que, pelo diálogo, edifica um mundo melhor”. Esse foi o tema do segundo encontro de gestores das 36 Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus, o qual aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de outubro, na FAE Business School, em Curitiba. O encontro serviu para fazer um balanço dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo e o planejamento e a definição de propostas institucionais para 2019.

O presidente do Grupo, Frei João Mannes, fez a palestra de abertura do evento e destacou como mensagem central uma educação que promova a cultura do humanismo solidário na perspectiva franciscana. “A vocação à solidariedade convida as pessoas do século XXI a confrontarem-se com os desafios da convivência multicultural. Nas sociedades globais, convivem diariamente cidadãos de tradições, culturas, religiões e concepções de mundo diferentes”, explicou o Frei João.

Em sua apresentação, Frei João expôs primeiramente o que é Humanismo, sua história na Antiguidade Clássica, no período da Renascença e na Modernidade. E ao falar sobre o Humanismo Solidário, destacou que a solidariedade é um componente existencial intrínseco à espécie humana.

Contudo, o grande desafio de hoje é educar para a solidariedade e promover a cultura do diálogo, pois essa cultura se constrói pelos princípios éticos da liberdade, da paz, do respeito, da tolerância, do amor e da igualdade. E é da natureza da educação a capacidade de construir as bases para um diálogo pacífico e de permitir o encontro entre as diversidades, com o objetivo principal de edificar um mundo melhor.

Na perspectiva franciscana também acentua-se que o ser humano é essencialmente um ser-de-relação. Por outras palavras, a dignidade e a identidade humana não depende de sua capacidade de pensar e do êxito e utilidade de suas ações, mas sobretudo de sua capacidade de doação e de construir relações amorosas com todas as criaturas (Cântico das Criaturas).

Foi com esse espírito fraterno, diálogo aberto e franco, que a reunião de gestores e gerentes foi conduzida. Pois, mais do que o entendimento das palavras enunciadas, o diálogo é a expressão da harmonia entre os indivíduos. A virtude do diálogo resulta, segundo a inspiração de Francisco de Assis, de uma afinada coerência entre o que se fala e o que se vive.

Vale destacar que esses encontros buscam garantir trocas de informações, experiências, redefinições de encaminhamentos e criação de estratégias para melhorar o ensino e a aprendizagem dos quase 25 000 mil alunos do Grupo Educacional Bom Jesus. Esses momentos também são importantes para a comunicação e o relacionamento interpessoal entre gestores, gerentes e coordenadores do CEP (Centro de Estudos e Pesquisas), bem como entre os responsáveis pelos setores administrativos.

Nessa ocasião, foram discutidas, refletidas e planejadas ações a curto, médio e longo prazo, visando à melhoria do ensino. Assim, esse encontro auxilia para uma análise individual e coletiva dos procedimentos adotados ou definidos nas Unidades do Bom Jesus. Da mesma forma, ajuda a repensar ações e a compartilhar dificuldades em busca de soluções para os problemas comuns.

Todos os representantes dos mais diversos setores de trabalhos do Grupo Bom Jesus apresentaram seus trabalhos, suas reflexões e suas ideias para que os processos de ensino-aprendizagem dos alunos aconteçam com qualidade. A formação integral dos alunos passa por essa união de atenção, de cuidados e de diálogos por parte de todos os colaboradores e educadores dessa Instituição centenária. A proposta pedagógica de excelência e os valores franciscanos têm feito do Bom Jesus uma verdadeira lição de vida para todos nós.

Os gestores ainda visitaram as Unidades Remanso, Bom Jesus Internacional Aldeia e Escola Especial, em Campo Largo, além de conferirem a 4.ª edição da Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio do Colégio Bom Jesus – FICEM, no Bom Jesus Centro, em Curitiba.

Pelo Grupo Bom Jesus, Solange Dorocinski