Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Vanderley é ordenado presbítero por D. Décio

25/03/2012

Notícias

 

“Não sei o que motivou Frei Vanderley em seu bom coração para me entregar a presidência deste momento único de sua vida: a ordenação presbiteral. Tantos santos e sábios bispos e arcebispos da família franciscana poderiam ter sido escolhidos e, no entanto, foi bater à porta deste frágil e pecador bispo de Colatina. Não lhe escondo que fiquei muito feliz. Sou-lhe grato. Amo Francisco e Clara. Amo de paixão. Como no céu não existem ciúmes, é bem certo que Dom Bosco aplaude e me acompanha.”

E foi neste clima fraterno, de devoção e amor a Francisco de Assis que se desenrolou a Ordenação Presbiteral de Frei Vanderley Grassi (24/3). O belo Santuário de Vila Velha, lotado de fiéis e amigos, ficou ainda mais belo. Mais belo pelo exemplo de Frei Vanderley, por sua opção de vida, por sua simplicidade e fraternidade. Mais belo pela presença de sua família, seus pais, Seu Jovino e Dona Mariazinha, seus irmãos, sobrinhos, tios e primos. O Santuário ficou ainda mais belo pela presença marcante das comunidades que fazem parte da paróquia Nossa Senhora do Rosário. Mais bonito ainda pela presença dos frades que vieram de longe para participar deste momento único na vida de nosso confrade. Mais bonito ainda pela presença dos amigos de Petrópolis, de Nilópolis, de Florianópolis que enfrentaram horas e horas de estrada para estarem juntos ao amigo e irmão Frei Vanderley. Enfim, o Santuário estava mais lindo do que nunca pelo calor da fé, da amizade e da certeza de que ali estava mais um homem de Deus, mais um Francisco de Assis que, como nas palavras de Dom Décio tem o desafio constante de:

Olhar e escutar o Senhor Jesus e se conformar à sua Vida e à sua Palavra;
Viver o amor e a misericórdia;
Aproximar-se dos pobres e sofridos e neles encontrar a doçura para a alma e para o corpo;
Meditar constantemente sobre a grandiosidade do dom sacerdotal.

Foi uma celebração simples, bem ao modo franciscano. Mas uma celebração com uma liturgia bem preparada e muito participada pela assembleia dos fiéis, todos cantamos muito e louvamos a Deus pelo dom da vocação de Frei Vanderley.

Um momento marcante e emocionante foi quando Frei Valdecir Schwambach, guardião do Convento da Penha, anunciou a entronização da imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha, tão especial a nós, capixabas, e que que, sem dúvida, alimentou a vocação de Frei Vanderley. Todos de pé, com emoção e devoção recebemos Nossa Senhora da Penha cantando o hino “Virgem da Penha”.

Muitos frades vieram de longe participar desta Ordenação, de Petrópolis, Nilópolis, capuchinhos que também acompanharam a vocação de Frei Vanderley. Nosso Regional do Espírito Santo também se fez representar pelas 3 fraternidades, do Convento da Penha, do Santuário do Divino Espírito Santo e de Santo Antônio de Santana Galvão de Colatina. Frei Sandro Roberto da Costa representou o Ministro Provincial. Também presente Frei Mário Tagliari, definidor do Regional de Frei Vanderley. Momento forte de fraternidade.

A Celebração seguiu seu ritmo normal e sereno. Momentos fortes como a ladainha de todos os santos, a unção das mãos, a primeira bênção aos pais, a oração e o cumprimento de todos os confrades ao neo sacerdote, sem dúvida emocionaram a todos, principalmente àqueles que participaram de uma Ordenação pela primeira vez. Outros momentos também foram fortes, como a homenagem de nossa Paróquia feita pela Srª Zilma Rita Souza, seguida pela entrega de muitas, muitas rosas ao Frei Vanderley que foram depois distribuídas ao povo simbolizando os dons que o sacerdote recebe e partilha com o povo de Deus. Frei Vanderley juntamente com seus pais também ofereceu rosas à Nossa Senhora da Penha.

Muito já se agradeceu nestes dias, agradecimento à Comunidade Paroquial por seu empenho e disponibilidade, às equipes de acolhida, suporte e cozinha, às equipes de liturgia e canto e a cada um que nas suas possibilidades contribuiu para que este evento profundamente religioso se realizasse da forma como se realizou. Obrigado de coração a todos os confrades que participaram da Semana Missionária e que partilharam de nosso convívio fraterno nestes dias.

Mas além dos parabéns e minhas promessas de oração por Frei Vanderley, gostaria de, de um forma muito pessoalmente, agradecer a ele. Agradecer pelo seu jeito simples, fraterno e amigo, pela convivência diária na preparação deste grande dia. Agradecer principalmente pela oportunidade que nos deu a nós aqui de Vila Velha de participarmos e compartilharmos de sua alegria e emoções, pela chance da Semana Missionária em que nos aproximamos mais de nosso povo, seja ele rico, pobre, idoso ou jovem. Agradecer por ter nos dado a possibilidade de, nesses dias, sermos tocados pelo grande amor de Deus em nossos corações, por sentirmos a ação do Espírito Santo agindo em nosso dia a dia, em nossa vida. Agradeçer por, talvez mesmo sem saber, fazer um bem tão grande a cada um de nós, um bem em nossa vida como homens, como religiosos, como franciscanos. Frei Clarêncio me dizia ontem que estes dias de missão, esta ordenação farão um bem enorme à nossa paróquia e eu completo que isso se dará porque fizeram um bem muito maior em nós, frades.

Obrigado irmão! Você sim foi muito mais que um irmão nestes dias. Usando das palavras de Dom Décio, desejo que você “se torne um operário madrugador na construção de comunidades eclesiais e não simples edifícios, que Francisco e Clara guiem seus passos. Que nossa Senhora dos Anjos, nossa Senhora da Penha o proteja hoje e sempre.”

Frei James F. Gomes Neto