Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Vanderlei se despede da Paróquia São Luiz Gonzaga em Missa de Ação de Graças

31/01/2022

Notícias

Xaxim (SC) – Na noite do domingo (30), a Paróquia São Luiz Gonzaga celebrou a missa de Ação de Graças de Frei Vanderlei da Silva Neves. A celebração teve início às 19 h, e foi concelebrada por Frei Alan Maia, Frei Jacir Zolet, Frei Gilson Kammer e Frei Augusto Luiz Gabriel.

Frei Vanderlei foi transferido para a Fraternidade Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES), onde irá atuar como guardião e pároco. Foram cinco anos de evangelização em Xaxim. Frei Vanderlei da Silva Neves é natural de São Paulo (SP), iniciou o acompanhamento vocacional no Convento São Francisco, em São Paulo, quando foi orientado por Frei Nazareno Lüdtke. Ingressou no Aspirantado de Ituporanga em 2007 e no Postulantado em 2008, vestindo o hábito franciscano em 2009.

Cursou Filosofia de 2010 a 2012 em Rondinha, em Campo Largo (PR), e Teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), em Petrópolis (RJ), de 2013 a 2016. Residiu no Convento do Sagrado Coração de Jesus de 2013 a 2015. Em 2016 foi transferido para Fraternidade São Francisco, em Campos Elíseos (RJ). Professou solenemente na Ordem dos Frades Menores em 6 de dezembro de 2014. Após a conclusão do curso de Teologia, foi transferido para Fraternidade São Luiz Gonzaga, em Xaxim (SC), onde foi ordenado diácono no dia 23 de abril de 2017 pelo bispo diocesano de Chapecó, Dom Odelir José Magri.

Frei Vanderlei foi ordenado presbítero no dia 16 de dezembro de 2017 pelo bispo diocesano de Osasco, Dom João Bosco Barbosa de Souza, no Santuário e Convento São Francisco de Assis, em São Paulo. Sua primeira missa foi celebrada no dia 17 de dezembro, às 10h30, no 3º Domingo do Advento, chamado de Domingo da Alegria, no Santuário e Convento São Francisco, no centro de São Paulo.

A Santa Missa do domingo contou com a presença de representantes das pastorais de toda a Paróquia e do povo de Deus que pode acompanhar a celebração pelas redes sociais no YouTube e Facebook e também na igreja Matriz. Na procissão de entrada, os jovens trouxeram a Cruz e São Damião como forma de homenagem a Frei Vanderlei, que quando chegou na Paróquia teve a missão de ajudar a criar a Pastoral da Juventude.

Na homilia, Frei Alan Maia destacou o tempo de trabalho de Frei Vanderlei na Paróquia São Luiz Gonzaga, e o caminho que trilhou por Xaxim, Marema, Lajeado Grande e Entre Rios: “Comprimento os confrades e Frei Vanderlei. Irmãos e irmãs que vêm celebrar a sua fé conosco. Hoje, celebramos a ação de graças. Agradecemos a Deus o dom da vida, da vocação e do ministério de Frei Vanderlei nos cinco anos que aqui esteve na Matriz, nas Comunidades, na Paróquia em que ele também viveu sua fé, a sua vocação franciscana partilhando com todos a sua vida e colocando nas mãos de Deus toda a sua história juntamente com o povo de Deus”. Frei Alan seguiu dizendo: “Frei Vanderlei, aqui na nossa Paróquia, evangelizou. Viveu a sua vida, o seu ministério, e a partir de terça-feira, como o governo provincial pediu a ele, vai para uma nova missão. Lá vai evangelizar, continuar sua caminhada franciscana vivendo seu ministério em uma nova fraternidade”, completou Frei Alan.

                                                               (clique nas imagens para ampliá-las)

No ofertório, integrantes das pastorais levaram à frente do altar pequenas lembranças para serem entregues no final da celebração como símbolo de homenagem para a despedida do sacerdote.

“Certamente trabalhar e exercer a missão de um frade franciscano aqui na Paróquia foi algo muito bom. Muito gratificante. Todos aqui, Paróquia de um modo geral, povo de Xaxim, Lajeado Grande, Marema e Entre Rios têm a capacidade muito grande de acolher bem as pessoas e, quando isso acontece, a gente se sente bem, se sente em casa e a gente tenta dar o máximo de nós com certeza. Eu tentei dar o meu máximo. No sentido de cada vez mais atender e compreender as pessoas”, disse Frei Vanderlei.

Conforme o frade, Xaxim ficará marcado na sua vida pelo fato de ter sido sua primeira casa após o término do curso de Teologia. “Aqui é o lugar que vai marcar minha vida justamente pelo fato de ter sido a primeira casa que vim morar depois da Teologia. Aqui fui ordenado diácono e depois fui ordenado presbítero em São Paulo, onde muitas pessoas daqui também foram acompanhar. Sempre vou lembrar muito bem daqui”, afirmou Frei Vanderlei.

Para encerrar, Frei Vanderlei lembrou de sua fraternidade. “Também quero agradecer a minha fraternidade, a que fiz parte, Frei Jacir, Frei Gilson, Frei Alan. Que Deus possa acumulá-los de muitas bênçãos, muita graça. Que cada vez mais consigam testemunhar o Cristo através desse jeito franciscano, sobretudo através do nosso convívio fraterno, que é uma das nossas marcas mais significativas. Com certeza, uma fraternidade que me senti bem e isso fez toda a diferença. Cada um com seu jeito acaba contribuindo para a felicidade um do outro”. E finalizou fazendo um pedido: “Quero agradecer a todas as comunidades e pastorais pela amizade, pelo carinho, pela acolhida e que vocês continuem sempre assim acolhendo bem os outros freis, como vocês fazem. Desta forma, o trabalho de evangelização acaba sendo mais frutífero para nós”.

Antes do envio, o pároco Frei Gilson Kammer relembrou a liturgia do dia. “A liturgia da palavra de hoje destacava o caminho, e quando a gente fala de caminho, esse itinerário dentro da nossa vida religiosa, na nossa vida consagrada e na nossa vida cristã, dá a impressão de continuidade. O caminho, a estrada, sempre vai nos dar essa possibilidade de estar em pleno movimento e hoje a gente deu uma parada para poder agradecer e louvar a Deus por tudo aquilo que Frei Vanderlei pode viver, conviver e partilhar com toda a nossa Paróquia. Mas essa parada, ela não nos enfraquece, mas sim nos fortalece para nossa missão aqui em Xaxim, sobretudo para a missão dele lá em Vila Velha com o povo capixaba”, disse o pároco.

Em frente ao altar, Frei Vanderlei foi convidado a ficar de joelhos para receber o envio. Os freis com as mãos estendidas junto com a comunidade presente abençoaram a nova missão do sacerdote.


Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga (texto de Camila Mendo)