Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Rodrigo inicia o seu ministério presbiteral

22/04/2013

Notícias

Moacir Beggo

São Lourenço (MG)– No 4º domingo da Páscoa e também Dia Mundial de Oração pelas Vocações (21/4), Frei Rodrigo da Silva Santos iniciou o seu ministério presbiteral na sua cidade natal, São Lourenço (MG), ao celebrar a Primeira Missa na Paróquia São Lourenço Mártir, onde no dia anterior foi ordenado sacerdote por Dom Diamantino Prata de Carvalho, OFM, bispo da Diocese de Campanha.

O frio característico da região serrana, às 8 horas, não intimidou o povo para participar das primícias de Frei Rodrigo. A procissão de entrada, com seus confrades, entre eles o Definidor Frei Evaristo Spengler, e ministros da Eucaristia e da Palavra, não teve presente Frei Rodrigo para surpresa de alguns. Mas, Frei Diego de Melo, animador vocacional da Província, explicou que ele viria em seguida, acompanhado dos seminaristas de Ituporanga, o rebanho que o Senhor lhe confiou desde o início do ano.

“É com alegria que estamos aqui para celebrar a Ação de Graças ao Senhor e também poder celebrar junto aos seminaristas com quem eu convivo, com quem eu trabalho, com quem eu aprendo, com quem eu tento ensinar uma ou outra coisa, com meus confrades, com os meus familiares e com todos vocês”, acolheu o neopresbítero, explicando que este domingo, há 50 anos, é escolhido como dia de oração pelas vocações.

E também ressaltou que era o domingo do Bom Pastor. “Que melhor exemplo eu posso tomar que o próprio Cristo nos deixa! O pastor que quer estar com suas ovelhas e vem para todas elas sem discriminação”, exclamou.

Os seminaristas demonstraram muito carinho pelo seu novo orientador e agora neopresbítero. Além da homenagem inicial, participaram da procissão do ofertório e fizeram mais uma homenagem no final da celebração.

Como de costume nas primícias, o neo-sacerdote costuma chamar alguém para fazer o sermão. Frei Rodrigo escolheu Frei Adriano Nascimento, que é natural da cidade e conterrâneo dele, para fazer a homilia. Frei Adriano foi ordenado presbítero em abril de 2008 na mesma igreja.

Frei Adriano falou da alegria de estar celebrando com Frei Rodrigo as primícias. Destacou na sua homilia o evangelho do Bom Pastor e a reverência que São Francisco tinha para os sacerdotes. “De modo sublime, somos hoje convidados por Jesus a fazer parte do seu rebanho e a sermos Igreja, comprometida com a vida das ovelhas e com justiça do Reino de Deus. Jesus Cristo, enviado pelo Pai para ser o nosso Bom Pastor, sustenta a nossa vida e as suas palavras nos dão a segurança”, disse, lembrando também das vocações: “Essa certeza de estarmos sob os cuidados de Jesus convida a rezarmos por todos os vocacionados no serviço do Reino de Deus”.

Segundo Frei Adriano, como dizia São Francisco, o sacerdote é um homem de Deus: “Seja o vosso querer todo ordenado para Deus!”, enfatizou. “O sacerdote, na perspectiva franciscana, está sempre a serviço, exercendo os valores evangélicos da fraternidade, da minoridade, da simplicidade, da partilha e solidariedade com os pequenos e pobres deste mundo”.

No final da celebração, Frei Rodrigo também foi homenageado pela Ordem Franciscana Secular, que não poupou esforços para tornar mais bela e marcante a ordenação e as primícias de Frei Rodrigo. Sua primeira catequista, Maria das Dores, revelou que desde criança Frei Rodrigo já demonstrava o caminho que seguiria mais à frente. “Quando Frei Aymoré Dalmédico, com seu jeitinho franciscano, pedalando a sua bicicleta Monark verde, percorria as escolas convidando as crianças para a catequese, jamais poderíamos imaginar que o querido aluno da escola Humberto Sanches, tão estudioso, fosse atender ao chamado para o sacerdócio”, disse.”, disse.

“Na catequese ainda passou a ajudar nas Missas como coroinha, e de tão familiarizado que estava com a igreja, passou a ser responsável pelo grupo de coroinhas. Os pais esperavam que ele escolhesse a profissão de engenheiro como os irmãos, ou quem sabe escolhesse Direito, mas veio a surpresa: ‘quero ir para o Seminário!’. E lá se foi o nosso Rodrigo seguir o caminho mais difícil, mas também o mais bonito”, homenageou a sua primeira catequista.

Frei Rodrigo continuará em São Lourenço com seus pais, Adílson e Regina Santos, e os irmãos Marcelo e Felipe, e depois retornará para Ituporanga, onde é orientador no Seminário São Francisco de Assis.