Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Rafael para Frei Alan: “Ser religioso é deixar-se refazer, modelar pelo Senhor”

03/06/2022

Notícias

A cidade Imperial recebeu por mais um dia a presença missionária dos frades franciscanos. Frades de diferentes lugares da Província estão em Petrópolis para a preparação da Ordenação Presbiteral de Frei Alan Leal de Mattos. O dia 02 de junho, que terminou com o tradicional “ruço”, nem parecia o mesmo que amanhecera com um sol tão aberto e brilhante.

Logo cedo, os missionários se dirigiram à Escola São Francisco de Assis, na comunidade do Moinho Preto. A escola municipal, com nome tão significativo para os franciscanos, recebeu a visita dos frades, que puderam conversar com os alunos sobre São Francisco e levar uma palavra de ânimo e esperança. Ainda pela manhã visitaram a creche paroquial São Judas Tadeu, com cerca de 120 crianças. A alegria estava estampada no rosto das crianças e professores.

O período vespertino ficou marcado pelas visitas às famílias e doentes. Vários frades, na companhia de lideranças da Paróquia do Mosela se dividiram e foram ao encontro do povo de Deus. Muitas histórias comoventes foram ouvidas e todos foram enriquecidos pela experiência.

O dia foi encerrado com a Eucaristia do segundo dia do Tríduo Vocacional. A missa do Tríduo aconteceu na mais franciscana comunidade da Paróquia. Na capela São Francisco de Assis. Quem presidiu a celebração foi Frei Rafael Spricigo, que atualmente mora em Ituporanga (SC). Frei Rafael, que foi formador de Frei Alan, logo no início da celebração saudou a todos os presentes e explicou que seria refletido sobre a vocação à Vida Religiosa Consagrada.

Na homilia, Frei Rafael destacou que somos convidados a formar uma única assembleia orante, em unidade com o Pai e o Espírito Santo.  Para Frei Rafael, “todo batizado é chamado a ser religioso, formando o grande jardim de Deus”. Segundo ele, “somos marcados em nossa vida por sinais, uma música, um filme, um quadro. E quando gostamos de algo queremos repetir. Devemos querer escutar também a Palavra, sabendo saborear. Assim como o oleiro molda o barro, nós somos modelados pela mão de Deus. Vamos sendo aperfeiçoados por Deus. Ser religioso é deixar-se refazer, modelar pela Palavra”. Ao dizer essas palavras, Frei Rafael fez menção à música “Vaso Novo”, que diz: “Eu quero ser senhor amado, Como um vaso nas mãos do oleiro. Quebre a minha vida e faça de novo. Tu és o oleiro, e eu o vaso. Quebra a minha vida e faça de novo”.

   (toque nas imagens para ampliá-las)

Logo após a homilia, Frei Alan foi chamado à frente do altar para fazer a sua declaração de celibato, preparando-se assim para receber a ordenação presbiteral.

A Eucaristia prosseguiu como de costume e, no final da celebração, os franciscanos ficaram tocados pelas palavras de agradecimento da senhora Claudete Sodré da Silva, que em nome da comunidade destacou a presença dos frades franciscanos, que por tantos anos evangelizaram a Paróquia e, de modo particular, a Comunidade São Francisco. Dona Claudete disse que a Comunidade estava revivendo os grandes e bons momentos que haviam experimentado no passado em que os franciscanos cuidavam da Comunidade. Frei Gabriel Dellandrea também agradeceu a generosa e carinhosa acolhida da Comunidade São Francisco. No espírito familiar, todos se reuniram em volta do Altar para a bênção final, seguido de uma fraterna confraternização.


Frei Jeâ Paulo Andrade