Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Pascoal pede a Nossa Senhora para nos proteger do “dragão da maldade”

12/10/2017

Notícias

Moacir Beggo

 Blumenau (SC) – A última celebração Eucarística neste dia 12 de outubro, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Blumenau, foi às 19 horas. Frei Pascoal Fusinato presidiu a celebração, concelebrada pelos diáconos permanentes Alcebíades Roncaglio e Moacir Gazaniga.

Ao comentar o Evangelho das Bodas de Caná, Frei Pascoal perguntou ao povo o que Nossa Senhora nos pede quando disse: ‘fazei tudo o que ele vos disser’. “É aquilo que disse tantas vezes: amai-vos como eu vos amei. Isso é tudo. Quem ama não faz nada de errado. É aquilo que a gente repete na catequese:  fazer aquilo que é certo, na hora certa e no lugar certo. É isso que diz Jesus: façam tudo certo! Amai-vos como eu vos amei”.

final_121017_2 Mas nem sempre é assim, segundo Frei Pascoal, como mostrou o texto do Apocalipse (12) na segunda leitura. “Essa leitura representa a mulher vitoriosa, a mulher vestida de sol e coroada de estrelas, e o dragão querendo abocanhar o filho ao qual iria dar à luz. Vamos aplicar isso para a nossa Pátria. Nossa Senhora, Padroeira do Brasil, vê seus filhos sendo abocanhados por um dragão. O sistema político e econômico que nós vivemos é como que um dragão. Engole seus filhos mais necessitados. Os mais fortes se esquivam, se protegem e escapam. E Nossa Senhora, Mãe dos Brasileiros, vê seus filhos sofrendo e nós, às vezes, até torcemos para o dragão, porque o dragão nos interessa. E os filhos brasileiros desta Mãe que nos foi dada por Jesus na cruz – ‘eis aí seus filhos’ -, Nossa Senhora, vê tantos e tantos filhos sendo abocanhados”, lamentou o frade.

Ao comentar a primeira leitura, lembrou que o povo hebreu também estava sendo massacrado, estava sendo espoliado, no tempo de Ester. “O que pede Ester ao rei? Pede pela sua vida e pela vida do seu povo”, assim como Maria pede para seus filhos e para o povo brasileiro. “Essas leituras aplicadas à nossa realidade mexem com a gente. Mexeram comigo e tenho certeza que mexem com vocês também”, disse o frade.

HISTÓRIAS DE VIDA

A celebração foi belamente animada pelas vozes da equipe de músicos e cantores. Dois deles, pai e filho, fizeram uma homenagem a Nossa Senhora após a comunhão, emocionando a todos. O pai Édson Luís da Silva e o filho Lucas Felipe de Souza e Silva, contudo, já nasceram com o dom da música. Tanto que Édson tem uma produtora de áudio, estão acostumados a produzir jingles, mas os dois não deixam de emprestar suas vozes para Deus em missas em várias paróquias da cidade. “É uma forma de agradecer a Deus este dom que recebemos”, confessa Édson, que é autor do hino da Diocese de Blumenau e um vencedor de festivais de música, entre eles faturou duas vezes o conhecido Festival de Música de Tatuí (SP).

final_121017_3

Édson, a esposa Lenita e o filho Lukas: música e fé caminham juntos

Édson conhece bem Frei Pascoal. Ele e seus cinco irmãos foram alunos do frade no Colégio Santo Antônio de Blumenau. Além deles, a esposa Lenita e os pais, que são Ministros da Eucaristia, participaram da Celebração Eucarística.

Já Daniele Carneiro, junto com seu esposo Marcelo, veio agradecer a Nossa Senhora pelas graças alcançadas e também pedir por sua família. “Sou muito devota porque ela derramou muitas graças e bênçãos em nossas vidas. E aqui eu estou especialmente para agradecer a Nossa Senhora por ter conseguido realizar o sonho da casa própria”, contou Daniele, que veio há oito anos com seu marido do Paraná para Blumenau. “Foi um tempo difícil e de muita luta para conseguir a nossa casa, mas conseguimos com a ajuda de Nossa Mãe”, disse. Assim como Daniele, o povo fez filas para visitar o altar de Nossa Senhora. Os festejos populares continuaram durante todo o dia e só terminaram por volta das 22 horas deste feriado. O curioso é que a chuva não veio durante os dias da festa, mas às 22 hs em ponto, choveu muito. Os voluntários pararam para rezar um Pai Nosso em agradecimento a Deus pelo bom andamento da festa.

final_121017_4

Daniele Carneiro veio agradecer a Nossa Senhora pelas graças alcançadas