Frei Olivo pede “zelo pela causa do Senhor”
25/01/2016
Agudos (SP) – Os 147 capitulares, reunidos no belíssimo Seminário Santo Antônio de Agudos, começaram esta segunda-feira (25/1) celebrando a Festa da Conversão de São Paulo. Tendo presente o testemunho do grande Apóstolo dos gentios, ouviram do celebrante, Frei Olivo Marafon, um convite para levarem adiante a missão evangelizadora da Província com zelo pela causa de Deus.
“E o zelo nós encontramos e nos alimentamos daquilo que está perto de nós”, ensinou. “Por exemplo, na sexta-feira, nós recordamos que o Espírito missionário é constitutivo da nossa vocação e da nossa missão. E hoje nós vamos trabalhar encima disso novamente”, lembrou.
Segundo Frei Olivo, nós temos hoje mais apelos. “Está aí o nosso Papa Francisco, que nos convida a imitar nosso Deus misericordioso, que nos convida a assumir o coração misericordioso de Nosso Senhor Jesus Cristo pelas obras da misericórdia corporais e espirituais. E tudo na ordem do Senhor. Ide pelo mundo inteiro e evangelizai”.
“Que seja esse o Espírito a partir de hoje para os próximos dias, para o próximo ano e para a nossa vida: o zelo pela causa do Senhor. Mas um zelo que completa, que une, que reúne, que motiva, que constrói e aviva a vida do Caminho, Verdade e Vida. Que São Paulo nos inspire, que São Paulo nos socorra e nós realizemos a obra do Senhor!”, desejou.
Frei Olivo presidiu a celebração tendo como concelebrantes Frei Nelson Hillesheim e o diácono Frei Robson Scudela. O celebrante também pediu orações para o aniversariante do dia Frei Daniel Dellandrea.
SALA CAPITULAR
Logo no início da sessão capitular desta segunda-feira, fez-se a indicação do Conselho Fiscal da Província, em seguida iniciaram-se as votações do Plano de Evangelização, cujas diretrizes iluminam toda a ação evangelizadora da Província em suas diversas frentes.
“Somos chamados por Deus a viver o Evangelho de Jesus Cristo, segundo a forma revelada por Deus a São Francisco de Assis e enviados a evangelizar pela vida, obras e palavras, como irmãos e menores”, afirma o Plano de Evangelização, ao expor os princípios e a missão dos frades na evangelização.
Essa ação é assumida de acordo com dimensões transversais essenciais: Espírito de oração e devoção; Fraternidade e minoridade; Penitência, pobreza e espírito missionário; justiça, paz e integridade da criação; comunhão com a Igreja; comunhão com a Ordem e a Família Franciscana; comunhão com os leigos; diálogo ecumênico, inter-religioso e intercultural.
Todo o trabalho e discussões se empenharam em explicitar esses valores. Além da votação dos próprios princípios, estratégias e meios, também foram discutidas as ações e a organização das Frentes de Evangelização da Província, a saber: Paróquias, Santuários e Centros de Acolhimento; Educação; Comunicação; Missão; Solidariedade com os Empobrecidos. O Plano de Evangelização também se ocupa da organização da Formação e Estudos na Província, sempre com a preocupação de bem formar para a vida fraterna e para a ação evangelizadora.
CONFIRA A ÍNTEGRA DA HOMILIA
Hoje é um daqueles dias que, celebrando a festa da Conversão de São Paulo, temos a alegria e mais ainda a satisfação de acolher uma Palavra bonita e um testemunho pessoal de alguém que merece fé e de alguém verdadeiro.
Quem é esse?
Na sua própria palavra, no seu próprio testemunho, nós entendemos um pouco de quem é. Diz-nos Saulo. Fui instruído em todo o rigor da lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco.
Esse zelo, no entanto, é um zelo pela palavra da lei, pela letra da lei. E esta letra que persegue, prende e mata quem está fora do seu entendimento, da sua compreensão. Podemos dizer, é um zelo distorcido, ofuscado pela treva do humano, do carnal. E por isso a ação de Deus, a luz de Deus deve se manifestar de uma maneira violenta. De uma maneira a dominar a força destrutiva da lei.
E ele caiu do cavalo…
Mas como é um homem zeloso da causa de Deus, percebe que há algo maior do que aquilo que ele foi instruído, daquilo que ele luta, daquilo que ele se dedica, daquilo que ele dá a sua vida. Quem és tu Senhor?
E diante da revelação, mais uma pergunta: o que devo fazer?
E aquele que perseguia aqueles que seguiam o Caminho, agora é ele que vai instruído pelo Caminho, segue este Caminho e vai a Ananias, o homem da luz, o homem do Espírito. E pela palavra de Ananias, pelo Espírito instrui Paulo. E Paulo assume o Espírito da lei e constrói, agora, a vida.
Há uma transformação de decisão de vida, de objetivo de vida, da treva, da letra, da ordem da letra passa para a luz do Espírito, passa para a vida do Espírito.
E nós o conhecemos e conhecemos as suas obras dentro desse Espírito da vida, como ele luta, como ele anda, como ele anuncia, como ele organiza as comunidades, como ele desperta o amor dos seus semelhantes pelo caminho, por Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Caros confrades,
No próprio testemunho de Paulo na leitura de hoje, fui zeloso como acontece convosco hoje. E o zelo nós encontramos e nos alimentamos daquilo que está perto de nós. Por exemplo, na sexta-feira, nós recordamos que o Espírito missionário é constitutivo da nossa vocação e da nossa missão. E hoje nós vamos trabalhar encima disso novamente.
Nós temos hoje mais apelos. Está aí o nosso Papa Francisco, que nos convida a imitar nosso Deus misericordioso, que nos convida a assumir o coração misericordioso de Nosso Senhor Jesus Cristo pelas obras da misericórdia corporais e espirituais. E tudo na ordem do Senhor. Ide pelo mundo inteiro e evangelizai.
Que seja esse o Espírito a partir de hoje para os próximos dias, para o próximo ano e para a nossa vida: o zelo pela causa do Senhor. Mas um zelo que completa, que une, que reúne, que motiva, que constrói e aviva a vida do Caminho, Verdade e Vida.
Que São Paulo nos inspire, que São Paulo nos socorra e nós realizemos a obra do Senhor! Amém!
Equipe de Comunicação do Capítulo Provincial
IMAGENS DA CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA