Frei Massimo se encontra com voluntários JPIC e o Movimento Laudato Si’ em Lisboa
07/08/2023
No domingo, 30 de julho, Frei Massimo Fusarelli, Ministro geral, chegou a Lisboa para um encontro com os frades franciscanos e os jovens do Movimento Laudato Si’ (MLS). Ambos os grupos se preparavam para desenvolver um programa de Ecologia Integral na JMJ Lisboa 2023.
Eles, frades e jovens, encontravam-se há uma semana no Colégio Franciscano Externato de la Luz, da Província Franciscana de Portugal, local que os acolheria por mais uma semana. As inscrições destes quase noventa voluntários foram feitas através da Secretaria Geral da JPIC e do MLS.
Poucas horas depois de sua chegada, Frei Massimo presidiu a Eucaristia. Em sua homilia recordou a alegria que produz o encontro com Jesus e que será compartilhada com outros jovens na JMJ. Muitos deles, afirmou, vivem com medo e ansiedade face ao futuro climático do planeta. “Como podemos cantar ‘Louvado sejas, meu Senhor’, em uma terra tão violada?”, questionou. A sabedoria que Salomão pediu é a que necessitam aqueles que têm em suas mãos o destino dos povos e também nós, “chamados a uma profunda conversão ecológica para aprender a habitar este mundo como hóspedes e não como senhores, como guardiães do jardim e não como predadores do tesouro e da pérola de Deus”, expressou. Finalmente, em nome de São Francisco de Assis, desejou a todos uma boa Jornada Mundial da Juventude.
Após a Eucaristia e após uma breve pausa, foi dado espaço no auditório do Externato para um diálogo fraterno com o Ministro Geral. Alguns dos presentes expressaram sua preocupação com os atuais problemas ambientais e a falta de sensibilidade para o cuidado da casa comum por parte de cristãos e políticos. Ao mesmo tempo, manifestaram os seus desejos de mudança e as convicções que os acompanham no seu quotidiano. Além disso, questionaram-no sobre possíveis iniciativas para uma mudança de mentalidade em termos de conversão ecológica.
Frei Massimo compartilhou algumas experiências e boas práticas que encontrou em frades, leigos e governos durante suas visitas aos cinco continentes. Ele reconheceu que o tema da ecologia integral ainda encontra muita resistência nos meios eclesiais e franciscanos. Ele argumentou que é necessário encontrar a relação entre a fé cristã e os danos causados à criação de Deus. O mistério da encarnação ajuda-nos a entrar nesta sensibilidade porque nela Jesus assume as preocupações da humanidade e da casa comum. Convidou-os a colaborar e sensibilizar a partir da realidade local em que vivem. À tarde terminou com a entrega de um Tau pelo Ministro geral a cada participante e a respectiva fotografia do grupo.
No dia seguinte, Frei Massimo participou, juntamente com os demais Ministros gerais das obediências franciscanas, do Encontro Internacional da Juventude Franciscana (JuFra).
Frei Daniel Rodríguez Blanco, OFM, diretor do Escritório geral do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação