Frei Mannes celebra 25 anos de vida sacerdotal
23/02/2015
Frei João Pedro
Rondinha (PR) – A Fraternidade São Boaventura celebrou, nesta manhã deste domingo, 22 de fevereiro, Missa de Ação de Graças pelos 25 anos de Vida Sacerdotal de Frei João Mannes, que emocionado e juntamente com seus familiares presentes, especialmente seu pai Ovino João Mannes, fez memória daquele dia tão especial em sua vida: a ordenação presbiteral em 17 de fevereiro de 1990, na Igreja São João Batista, em Luzerna (SC).
Tendo invocado a Santíssima Trindade, Frei João disse que era uma grande alegria celebrar seu jubileu e, com toda a Igreja, bendizer a Deus pela busca e dedicação de todos em transmitir a mensagem de Deus na Terra.
Com entusiasmo, Frei João revelou que aos 12 a 13 anos começou a pensar na ideia de ser padre: “Primeiro disse para a mãe e só depois para o pai”. O sincero sorriso em Frei João confirmou o importante papel de seus familiares em seu discernimento vocacional. Segundo ele, em 1975 iniciou-se o seu processo formativo na Ordem dos Frades Menores. Enfatizou ainda que seu pai foi quem o levou pessoalmente ao Seminário de Luzerna.
Frei João afirmou com toda convicção que se tornou sacerdote não só por seu mérito, mas sim pela iniciativa de Deus, que o chamou e o concedeu a graça da perseverança até os dias de hoje.
Recordando as palavras do Apóstolo Paulo “Ai de mim se eu não evangelizar”, ressaltou seu ardente desejo de continuar contribuindo na obra de Cristo para a realização de um mundo mais fraterno e irmão. Relembrou ainda o tema da Campanha da Fraternidade: “Eu vim para Servir”, como sinal de nossa missão na Igreja e na sociedade. “Na medida em que a mensagem de Cristo se difundiu na terra, a Igreja foi se formando e unindo pessoas, e por isso, somos uma família que luta para colaborar com Jesus neste processo de transformar a sociedade numa fraternidade”, disse o Definidor e guardião da Fraternidade.
“O sacerdote recebeu de Jesus essa nobre missão: transformar o pão e o vinho em Corpo e Sangue do Senhor que dão força para caminhada, uma vez que também sofremos tentações nesta travessia do deserto da existência. Quero rezar por todos vocês e peço que rezem por mim e por este ministério que exerço na Igreja. Amém”, pediu Frei Mannes.
Após a homilia, Frei João renovou seu compromisso sacerdotal recitando o seguinte desejo: “Quero, diante de Deus e diante de vós, irmãos aqui reunidos, como fiz em todos os dias do sacerdócio a mim conferido, render graças pelo amor com que Deus me amou. Peço perdão por todo erro, queda ou vacilação. E quero também, na alegria do sacerdócio, prometer mais uma vez unir-me sempre de novo a Cristo, viver em seu serviço, imbuir-me do espírito do Evangelho, sendo entre os homens um sinal permanente do amor de Deus. Peço-vos, irmãos que rogueis por mim, para que seja fiel ao chamado de Senhor”.
Representando o Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, Frei Nélson José Hillesheim recebeu a renovação presbiteral do jubilando. A comunidade entoou solenemente o refrão: “Dou graças, Senhor, por teu grande Amor!” consagrando este grande momento de fidelidade, amor e renovação a Deus.
A Celebração Eucarística prosseguiu revelando o Mistério da Encarnação do Cristo mediante a vocação presbiteral de Frei João. Os cantos, as preces, as ofertas e a comunhão consagraram este primeiro domingo da Quaresma, renovando nossa conversão ao Pai.
Seguido da Oração Final, foram dirigidas algumas homenagens a Frei João pelo seu serviço prestado a Igreja e ao Povo de Deus. No final, foi convidado a ajoelhar-se frente à assembleia para receber a bênção de São Francisco, e logo após, invocou a bênção de Deus para todo o povo.
A festa terminou com um festivo almoço na Fraternidade.