Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Leandro celebra Primeira Missa em Vila Velha

17/02/2019

Notícias

Vila Velha (ES) – Neste domingo, 17 de fevereiro, o recém-ordenado presbítero, Frei Leandro Costa Santos, voltou a Vila Velha, onde residiu nos últimos anos, para celebrar a Primeira Missa. A igreja do Santuário Divino Espírito Santo estava repleta de fiéis de todas as Comunidades que queriam vê-lo e, mais uma vez, abraçá-lo. Após a comentarista acolher a todos presentes, iniciou a procissão de entrada com os coroinhas e acólitos, ministros de Eucaristia, os diáconos Carlos e Campello, o pároco Frei Djalmo Fuck, Frei Adriano Dias do Nascimento, Frei Clarêncio Neotti, Frei Nazareno Lüdtke, Frei Claudius Guski, Frei Matheus Borsoi, Frei Paulo Pereira e o celebrante do dia Frei Leandro.

Frei Leandro agradeceu a Deus por celebrar nessa Paróquia, onde serviu por dois anos como frei e também como diácono. Após a leitura do Evangelho das bem-aventuranças de Lucas, o celebrante ressaltou que independente da situação geográfica onde ocorreu essa fala de Jesus – se na montanha ou na planície – O que nos deve chamar atenção, nesse momento, é o desejo e convite de Jesus ao estado de felicidade definitivo e total, recomendado aos seus seguidores: “Bem aventurados os pobres… famintos… os que choram… os que são odiados por causa do nome dele…” (cf. Mt 6, v. 20, 21 e 22).

Segundo Frei Leandro, são quatro as condições de vida, ou situações reais da vida pelas quais Jesus concentra e endereça a felicidade: Abrir mão das supostas seguranças que o mundo pode nos oferecer; enfrentar adversidades; ser desafiado; tudo isso assegurado numa única e verdadeira esperança: “Nossa esperança é o Cristo”, como nos diz Paulo na segunda leitura (cf. 1Cor 15, 12.16-20).

“Todos nós queremos tomar um rumo que nos assegure, que nos garanta a felicidade. Essa é nossa vontade. Mas temos que ter noção do que, de quem, de onde associamos nossos dias para obtenção desta graça, a vida feliz. Em Jeremias, já havia o convite a felicidade. Esses são felizes à medida que confiam no Senhor (cf. 17, 5. 7.)”, sinalizou Frei Leandro, finalizando com um pedido ao Ministério de Música que cantasse mais uma vez o refrão do Salmo, onde diz “É feliz quem a Deus se confia!”, e reforça a todos nós para que confiemos plenamente no Senhor, pois Ele nos conhece.

Frei Djalmo, após alguns avisos da Paróquia, seguiu com uma bela homenagem a Frei Leandro, e lembrou o momento que vivemos no final de semana de sua Ordenação, onde estávamos presentes em São Paulo. Seguiu desejando que “Frei Leandro tenha um Ministério muito frutífero”. E também “que ele possa espalhar o bem e o amor por onde passar”.

Entregando-lhe um buquê de flores, também desejou que “ele possa espalhar esse colorido por onde passar”, pelo que foi aplaudido calorosamente. “Leve esse calor e esse colorido para o seu Ministério que se iniciou na última semana”. Frei Djalmo finalizou apresentando a nova Fraternidade, que agora é composta por ele, Frei Clarêncio, Frei Nazareno, Frei Adriano, Frei Claudius e Frei Matheus.

Frei Leandro agradeceu a todos, onde carinhosamente disse que a Paróquia é “o primeiro amor” dele, porque aqui ele teve a oportunidade de exercer sua função como frei e diácono. Agradeceu pelos ensinamentos durante todo esse período, e quem sabe, com todas as voltas que a vida dá, ele possa um dia estar de volta.

Reafirmou a sua localização atual, no centro de São Paulo e finalizou ressaltando o tema escolhido para sua Ordenação “Apascenta as minhas Ovelhas” Jo 21, 17. Pediu as nossas orações para sua Missão com as ovelhas de Deus.

Pascom da Paróquia do Rosário