Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Junior: “O sacerdote é o homem do amor misericordioso de Deus”

03/06/2022

Notícias

Petrópolis (RJ) – “Frei Alan, nunca esqueça que em todos os dias de nossas vidas, como homens consagrados, como Frades Menores, o Senhor sempre nos questiona. De modo especial Ele nos pergunta: Tu me amas?”. Foi com essa motivação que Frei Junior Mendes presidiu a Celebração Eucarística do 3º dia do Tríduo em preparação para a Ordenação Presbiteral de Frei Alan Leal de Mattos, nesta sexta-feira (3/06), às 18h.

A celebração que foi transmitida pelas redes digitais da Paróquia do Sagrado foi concelebrada por Frei Alan e Frei Rafael Spricigo.  A Igreja também celebra hoje a memória de São Carlos Lwanga, companheiros mártires. No Sagrado, também se celebrou o 4º dia da Trezena de Santo Antônio.

Frei Alan proclamou o Evangelho do dia (Jo 21,15-19). Na sequência, Frei Junior iniciou sua reflexão dizendo que a Liturgia da Palavra apresenta a experiência de São Paulo e de sua missão e evangelização. “A liturgia nos fala de um Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. É este fato, este anúncio, este querigma que vai levar Paulo a entregar o seu sangue em Roma, por amor a Jesus Cristo Nosso Senhor”, disse.

Segundo Frei Junior, esta é também a mensagem principal do Evangelho. “Quando o Filho de Deus, depois de ressuscitado, mais de uma vez aparece aqueles que são seus, vai como que formando, preparando aqueles homens frágeis, cabeçudos, e vai preparando para a vinda do Espírito Santo”, destacou, explicando que no Evangelho de São João, os fatos vão e voltam com uma perspicácia muita bela da teologia joanina.

“Assim como Pedro negou três vezes o Senhor antes do galo cantar, neste momento do Evangelho, o Filho de Deus ressuscitado vai perguntar três vezes, Pedro, tu me amas? E esta pergunta é para nós todos. Porque esta é a finalidade do Evangelho, esta é a finalidade da Palavra de Deus. Essa pergunta é para mim, para todos”, ressaltou.

Para Frei Junior, a resposta de Pedro perante os questionamentos do Senhor, revelam a sua humildade. “Esta é a atitude daquele homem enérgico, forte, vigoroso e viril que neste momento é convidado a declarar-se humildemente e reconhecer em seu coração que Ele sabe tudo e tu sabes Senhor que eu te amo”, revelou.

Citando o Papa Francisco, Frei Junior disse que o sacerdote é o homem do amor misericordioso de Deus. E neste sentido, fez um paralelo com os dois Franciscos, o de Assis e o de Roma. “Francisco de Assis convocava os frades a derramarem o seu coração diante de Deus -essa é a mesma atitude de São Pedro-, para abrirem o coração humildemente diante de Deus. E São Francisco sempre olhava os sacerdotes com aquele olhar de que eles são os homens do amor de Deus”, explicou.

                                                                    (toque nas imagens para ampliá-las)

“Já o Papa Francisco, cujo seu lema é “com misericórdia o elegeu”, afirma em uma de suas reflexões para os novos presbíteros, para que nunca jamais em suas vidas de homens de Deus, de oração, do altar, de eleitos e enviados, deixem de proclamar as alegrias da misericórdia de Deus. É um desafio muito grande porque o nosso lado humano muitas vezes fala mais forte. Muitas vezes queremos colocar o nosso interesse na frente. Muitas vezes nós nos tornamos Pedros no sentido de o negarmos em nossa vida, mas, jamais devemos esquecer que Ele está perguntando dia e noite para Pedro: Tu me amas? Ele nos oferece misericórdia”, destacou.

“Por isso Frei Alan, conte com as minhas orações e seja este homem de derramar o coração diante de Deus para levar o amor misericordioso para todos. Que Deus nos ajude e que sua graça desça hoje e sempre diante de nós”, encerrou.

Na sequência, Frei Jeâ convidou Frei Alan para que fizesse seu juramento de fidelidade. Por isso, seu confrade de turma ordenado recentemente, Frei Josemberg Cardozo Aranha segurou o Evangeliário onde Frei Alan fez seu juramento. “Ao assumir a função de presbítero, prometo conservar sempre a comunhão com a igreja católica, quer nas minhas palavras, quer no meu modo de agir. Cumprirei com grande cuidado e fidelidade os deveres para com a igreja universal ou particular, na qual segundo as normas do direito, fui chamado a prestar o meu serviço”, diz um trecho do texto.

Fazendo referência a vocação sacerdotal, Frei Junior ministrou a bênção nas vestes litúrgicas e também no cálice e patena que serão usados por Frei Alan na sua Primeira Missa. A comunidade acompanhou este momento com muita atenção e piedade.

A celebração teve continuidade com a liturgia eucarística. Após a comunhão, Frei Jeâ fez o convite para a Ordenação de Frei Alan que será neste sábado (4/06), às 10h, na Catedral São Pedro de Alcântara. “Agradecemos de coração a Paróquia do Sagrado, ao Frei Jorge Paulo Schiavini com suas lideranças, aos frades do Tempo da Teologia, que nos ajudaram a preparar esta ordenação. Certamente sairemos engrandecidos com tudo o que vivemos aqui”, disse.

Frei Alan reforçou o convite para a participação em sua ordenação e agradeceu a todos os missionários que neste dia fizeram visitas em escolas e no Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis. Manifestou gratidão também a todos os que os acolheram. “No dia 5 de junho, a Primeira Missa será na Paróquia São Judas Tadeu, às 11h. Espero encontrar todos vocês lá”, convidou. No final, Frei Junior rezou pelas famílias enlutadas e ministrou a bênção de Santo Antônio.


Frei Augusto Luiz Gabriel (texto), Frei Gabriel Dellandrea (fotos)