Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Jhones faz a Profissão de Fé no primeiro dia do Tríduo

24/03/2022

Notícias

Durante toda a quarta-feira, 23, os frades estiveram presentes nas ruas de Macatuba (SP) visitando os lares e o comércio local, partilhando da vivência e das histórias que deixaram marcas em cada irmão.

O dia começou às 8h30 na comunidade Cristo Rei da Paróquia Santo Antônio, com a oração da manhã, momento de intimidade profunda com Deus para a consagração do dia. Após o momento devocional, os trabalhos foram distribuídos e os missionários partiram em grupos pelas ruas visitando as casas dos irmãos enfermos e idosos, levando uma palavra de esperança.

As atividades se estenderam durante toda a tarde, com as visitas nas casas, celebração do terço da misericórdia com a comunidade e teve até entrevista na rádio.

 

Às 18h30 os frades se reuniram novamente na comunidade Cristo Rei para a oração da tarde. Frei Gabriel meditou sobre o bem mais precioso que temos hoje, o tempo! Particularmente porque o primeiro dia do tríduo foi sobre a vocação batismal de todo cristão. Discutiu-se, então, a qualidade do nosso tempo doado a Deus, o nosso tempo de ser cristão. Com o convite do evangelho, distribuiu-se sal para que os presentes pudessem se recordar de ser sal da terra em todo o tempo de suas vidas.

Às 19h30, a Eucaristia foi celebrada pelo Padre Armando, amigo de Frei Jhones. Na acolhida, Padre Armando agradeceu as orações da comunidade pelas vocações, que pela terceira vez em três anos ordena um de seus filhos.

“É o tempo do Kairós, da graça de Deus em nosso meio”, destacou, “os religiosos entre nós chama-nos a pensar nossa própria vocação. É do nosso batismo que nasce a nossa vocação, da nossa vivência cotidiana da fé”.

Frei Gabriel Dellandrea, animador vocacional de nossa Província, animou o rito da Profissão de fé, primeiro passo no caminho até a ordenação de Frei Jhones. Os padrinhos de batismo do frade macatubense apresentaram diante do altar do Senhor duas vestes importantes na vida cristã e sacerdotal de nosso confrade: sua veste de batismo e uma túnica que revestirá o futuro presbítero. Diante desses símbolos e do Círio Pascal, Frei Jhones professou a sua fé publicamente diante de sua comunidade de origem. Assinando em seguida o documento sobre a mesa da eucaristia e depositando aos pés de São Francisco as vestes que marcaram sua caminhada.

Ao final da celebração, a comunidade Cristo Rei, que acolheu o primeiro dia desse triduo, presenteou Frei Jhones com uma casula, símbolo do ministério que será assumido pelo frade. Padre Armando reafirmou, ainda, a acolhida aos frades. “Nós não temos ouro nem prata, mas o que temos, na simplicidade, queremos compartilhar com vocês”.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM (texto) e Frei Roger Strapazzon, OFM (fotos).