Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Jefferson faz o Juramento de Fidelidade no encerramento do Tríduo

28/01/2022

Notícias

Em uma bonita Celebração Eucarística na Comunidade Santíssima Trindade, em Araucária (PR), nesta sexta-feira (29/1), Frei Jefferson Max fez o Juramento de Fidelidade no último dia do Tríduo em preparação para a sua ordenação presbiteral, que acontece neste sábado, às 19 horas, na Paróquia Senhor Bom Jesus, nesta cidade. Ele será ordenado presbítero pelas mãos de Dom Celso Antônio Marchiori, bispo da Diocese de São José dos Pinhais (PR) e vai celebrar a Primeira Missa no domingo, às 10 horas, nesta comunidade, onde residem seus familiares e onde viveu até iniciar a formação religiosa no Seminário de Ituporanga.

O Definidor e guardião da Fraternidade de Rondinha, Frei Daniel Dellandrea, presidiu a Celebração Eucarística. Na sua homilia, refletiu sobre as duas parábolas do Evangelho de hoje: o Reino de Deus é como uma semente lançada na terra e como um grão de mostarda. “Nós somos chamados por Deus a lançar sementes. Temos a vocação de sermos semeadores da sua Palavra, do Evangelho. Ide por todo mundo e levai o Evangelho”, lembrou o celebrante.

“Jesus Cristo foi aquele que em vida trouxe a realidade do Reino de Deus mais próximo de nós e fez isso com suas palavras e com suas ações, atitudes, gestos e comportamentos. Ele é a presença do Reino no meio de nós”, destacou. “Que estas parábolas sobre o Reino de Deus nos leve a olhar a vida com mais tranquilidade e compreender que o Reino de Deus acontece no meio de nós. Não de uma forma extraordinária, mas o extraordinário vai se tornando ordinário na vida da gente. Nessas pequenas coisas, os sinais da bênção de Deus acontecem na vida de todos nós”, ensinou.

“Hoje, Frei Jefferson vai fazer o seu compromisso de fidelidade à Igreja por esta vocação sacerdotal que ele abraçou como um chamado de Deus. Olha a semente plantada no coração de Frei Jefferson. Mas que ele, no tempo certo, no cultivo de sua vocação, na preparação desta sua caminhada religiosa, ele amadureceu e percebeu que esta vocação pudesse tornar-se também serviço. Ele também é esse semeador da Palavra de Deus, anunciador desta Boa Nova, mas principalmente, com confiança de que este projeto de Deus se realiza no nosso meio”, ressaltou Frei Daniel.

                                      (clique nas imagens para ampliá-las)

“Por isso, Frei Jefferson, é tempo de abraçar esta vocação que é batismal de todos nós, de anunciar o Reino de Deus, ser sal e luz do mundo”, pediu, lembrando que na vocação sacerdotal nem sempre a colheita é imediata. “Mas essa é nossa missão: lançar as sementes. Deus cuidará também para germinar esse Reino de Deus no nosso meio e que um dia esses bons frutos serão recolhidos por alguém. Seja esta a sua vocação sacerdotal, Frei Jefferson: lançar as sementes”, completou.

Logo em seguida à homilia, Frei Jefferson postou suas mãos no Evangelho, e fez o juramento de ser fiel à Igreja Católica na função que irá assumir como presbítero, a partir deste dia 29 de janeiro, quando será ordenado.

Frei Jeâ Paulo Andrade agradeceu a acolhida da Comunidade Santíssima Trindade e a convidou para lançar sementes. “Certamente, muitos jovens nesta comunidade tenham essa semente para ser germinada”, disse, convidando os frades angolanos para cantar uma música vocacional muito comum em Angola.

Frei Jeâ convidou D. Maria para abençoar seu filho Frei Jefferson no final da celebração. Emocionada, D. Maria Enésia Nunes disse que ser mãe de um frade é uma dádiva de Deus. “Minha mãe sempre dizia: Nós devemos educar nossos filhos para Deus”, disse, agradecendo aos confrades de Frei Jefferson por acompanhar e ter uma palavra certa na hora que precisou. “Muito obrigado a todos. Muito obrigado à família e comunidade que nos ajudou quando tivemos dificuldades financeiras”, agradeceu.

Frei Max nasceu no dia 27 de janeiro de 1992, em Curitiba, Paraná e cresceu na cidade de Araucária no Paraná. É filho de Valódio Tibes Maciel e Maria Enésia Nunes e tem dois irmãos. Ingressou no Seminário Santo Antônio em Agudos (SP) em 2009 e vestiu o hábito franciscano em 2012. Em 2013 fez sua 1ª Profissão em Rodeio (SC). Entre 2013 e 2015, cursou Filosofia na FAE-Centro Universitário de Curitiba (PR). Viveu o Ano Missionário em Angola no ano de 2016. Fez a Profissão Solene no dia 15 de setembro de 2018 e concluiu os estudos de Teologia em 2020 no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ).


Frei Roger Strapazzon e ´Comunicação da Província da Imaculada Conceição