Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Isauro pede o “Evangelho no centro de nossa existência”

14/07/2021

Notícias

Esta manhã, a Assembleia Capitular começou com a leitura de uma mensagem de felicitações e bênçãos do Santo Padre ao novo Ministro Geral. Posteriormente, teve início a eleição do Vigário Geral. Frei Isauro Ulises Covili Linfati, Ministro Provincial da Província do Espírito Santo do Chile, foi declarado o novo Vigário Geral da Ordem dos Frades Menores.

Frei Isauro trabalhou anteriormente nas áreas de formação, pastoral, animação fraterna e liderança em sua Província. Em seu primeiro discurso aos Capitulares, Frei Isauro compartilhou a experiência de sua família, que era formada por agricultores pobres e imigrantes. Ele falou da importância para nós, como franciscanos, de ter o Evangelho no centro de nossa existência ao longo do contínuo caminho da peregrinação da vida, enquanto ouvimos e aprendemos com aqueles que nos rodeiam, especialmente os necessitados, e enquanto “encorajamos os corações dos irmãos para construir a fraternidade ao nosso redor”.

Depois da eleição do Vigário Geral, foram realizadas votações consultivas para os 8 membros do Definitório Geral em preparação para a eleição dos oito novos Definidores, que acontecerá nesta quinta-feira, 15 de julho. O resto do dia de trabalho consistiu na apresentação e discussão em Assembleia das propostas dos grupos e das Comissões.

Sobre o tema da Missão Evangelizadora, os comentários dos capitulares versaram sobre as áreas da teologia missionária franciscana, a pastoral tradicional e evangelização extraordinária, o espírito de sinodalidade e a colaboração com os leigos, compromisso com os jovens, implantação da Igreja, a Ratio Evangelizationis, a evangelização pós-pandêmica, projetos missionários e idoneidade dos missionários, cuidado e acompanhamento dos imigrantes, JPIC, coordenação dos diversos departamentos e secretarias. Foi feito um comentário sobre Estruturas, para incluir a criação de uma comissão para a proteção de pessoas vulneráveis.

Em relação à Economia Fraterna, foram feitos comentários sobre a transparência e responsabilidade financeira das Entidades, o tratamento dos abusos de fundos, a sustentabilidade financeira e o apoio a projetos de captação de recursos, a formação financeira dos ecônomos e visitadores, os investimentos éticos e ecológicos e o diálogo fraterno sobre questões financeiras. Foram abordadas propostas sobre a proteção de menores e adultos vulneráveis, incluindo a questão da formação de nossos colaboradores leigos.

Para encerrar a última sessão, Frei Francesco Patton compartilhou com a Assembleia a experiência dos frades da Custódia da Terra Santa. Sublinhou a realidade da Custódia da Terra Santa como missão da Ordem, com a esperança de que cada Entidade tenha pelo menos um frade presente na Custódia da Terra Santa, incluindo frades em formação inicial e frades empenhados nos estudos bíblicos e outros. O Custódio da Terra Santa falou também dos sofrimentos e da diminuição do número de cristãos na Custódia, que inclui a Síria e o Líbano.

E para os capitulares reunidos em assembleia, foi exibido um pequeno vídeo sobre a Terra Santa, acessível em https://youtu.be/c6WTKoUNlV4.


Texto e fotos da Equipe de Comunicação do Capítulo Geral