Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Gustavo Medella é reeleito Vigário Provincial

29/11/2021

Notícias

Frei Gustavo Medella, aos 43 anos, foi reeleito Vigário Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição em primeiro escrutínio, com 93 votos (110 votantes) em sessão capitular no Seminário Santo Antônio de Agudos (SP), que começou às 14h30 desta segunda-feira, 29 de novembro.

Natural da cidade serrana de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, Frei Gustavo Medella nasceu no dia 19 de setembro de 1978. É filho de Célia Regina e Jorge Luiz Medella e irmão mais velho de André (1981) e Thaís (1984).

Quando garoto, o gosto pela comunicação se manifestou desde pequeno, graças especialmente ao avô que, com seu radinho a tiracolo, encantava-o. Em 1989, seus pais se mudaram para o prédio onde funcionava a Rádio Imperial de Petrópolis. Ali se formou a base do futuro comunicador. Em pouco tempo, fez amizade com os radialistas, e descia até o estúdio para acompanhar ao vivo os programas. “Aquilo foi me entusiasmando, fazia brincadeiras em casa de programa de rádio, punha minha avó para ler receitas, minha mãe para dar dicas de outros assuntos… E com aquele gosto, fui crescendo, aquilo foi tomando corpo em mim, na minha vida, até que decidi fazer faculdade de comunicação, habilitação em Jornalismo por gostar muito de rádio”, recorda.

VEJA A ENTREVISTA COM FREI GUSTAVO MEDELLA

Na Universidade, trabalhou na assessoria de imprensa da entidade, que se chamava na época Coordenação de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora. No estágio, também participou de um treinamento em telejornalismo na TV Panorama, que era filiada à Rede Globo em Juiz de Fora. Depois de se formar, continuou trabalhando na TV Panorama, primeiro ajudando na organização do arquivo de imagens, e depois, no último momento, no portal de pesquisa que se chamava IPanorama.com, abastecendo-o de notícias. O rádio não poderia faltar no seu currículo: Rádio Solar em Juiz de Fora; Rádio Universitária e até uma ajuda no jornalismo da TV Cidade Imperial.

Ao mesmo tempo que cultivava essa paixão, ele soltava a voz no Coral dos Canarinhos de Petrópolis, onde ingressou aos 8 anos, em 1987. Foi nesse contato próximo com os frades, entre eles o saudoso Frei José Luiz Prim, Frei César Külkamp, Frei Marcos Antônio Andrade, do Convento do Sagrado Coração de Jesus e do Colégio dos Canarinhos, que descobriu outra paixão. “Lembro-me que aos domingos, depois da missa das dez, sempre passava na sacristia para dar uma espiadinha e via o contato dos frades com o povo, ou como o povo procurava-os para conversar, contar um pouco do que lhes acontecia nas suas vidas, e pensava: “Que contato bonito, que proposta de vida bonita de estar a serviço dos outros, de doar seu tempo, seus dons pelos outros!”. Essa vontade falou mais alto do que a do comunicador.

Em 2002, Gustavo ingressou como aspirante no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga; em 2003, fez o Postulantado no Seminário Frei Galvão em Guaratinguetá (SP); em 2004, vestiu o hábito franciscano no Noviciado em Rodeio (SC); e cursou de Filosofia no Instituto São Boaventura em Rondinha (PR), de 2005 a 2006, porque já tinha curso universitário; e, de 2007 a 2010, cursou a Faculdade de Teologia, em Petrópolis (RJ).

Fez a profissão solene no dia 2 de outubro de 2010 e foi ordenado presbítero no dia 2 de julho de 2011, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, escolhendo o lema que está no Salmo 40: “Eis que venho fazer com prazer a vossa vontade, Senhor!”. Sua primeira transferência, em 1º de dezembro de 2010, foi para o Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga, como orientador e Professor (diácono); em 12 de dezembro de 2012 veio para o Convento São Francisco, no centro de São Paulo, a serviço da Frente da Comunicação e da Educação. Em 20 de fevereiro de 2014 foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia São Francisco e integrou a Comissão Preparatória do Capítulo das Esteiras de 2014.

Frei Gustavo Medella foi eleito Definidor e se manteve como coordenador da Frente de Comunicação em 2016 até 2018, quando no Capítulo Provincial de 2018 foi eleito Vigário Provincial para o triênio 2019-2021, serviço que ele desenvolveu também como Secretário para a Evangelização. Em 2020 também acumulou o cargo de Secretário Provincial.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.