Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Gilson preside o 1º dia da novena de Pentecostes

28/05/2017

Notícias

Vila Velha (ES) – Já era antes das 19 horas, e a comunidade se encontrava toda preparada para o primeiro dia da Novena de Pentecostes. A igreja era tomada por belas e melodiosas canções em preparação para a celebração. Neste dia, o presidente da celebração foi Frei Gilson Kammer, pároco da Paróquia Santa Clara de Colatina (ES). Concelebrava a Fraternidade Franciscana do Santuário. Todas as celebrações da novena terão uma prece específica. A de hoje foi uma prece em ação de graças aos construtores e benfeitores do Santuário. Tantos os vivos quanto os que já partiram para junto de Deus.

Frei Florival exortava o povo reunido com algumas palavras e também com mantras, introduzindo os fiéis no grande mistério celebrativo. Após o comentário inicial, houve uma procissão emocionante. Entrava no Santuário aqueles que há 50 anos haviam colaborado com a construção do Santuário. Mulheres e homens que, com as marcas da idade, revelavam também as marcas de fidelidade e compromisso com a vida desta comunidade.

Frei Djalmo, pároco da Paróquia do Rosário, abrindo o a Novena de Pentecostes, disse: “Mais que celebrar a igreja de pedra, é celebrar vidas”. Frei Djalmo ainda lembrou de todos aqueles que colaboraram na construção deste belo templo. Em seguida, acolheu Frei Gilson, assim como Frei Germano Guesser, que celebrará o terceiro dia da Novena.

No espaço celebrativo foi preparado um local para receber a imagem de Nossa Senhora de Aparecida. Esse espaço simboliza também os 300 anos da aparição da Imagem. Neste símbolo feito para a Novena de Pentecostes, nove velas comporão esta arrumação. Fazendo memória dos frades que já atuaram junto a esta comunidade, foi convidado Frei Clarêncio Neotti, vigário paroquial, que levasse a primeira. E o povo pedia, cantando: “A nós descei a Divina Luz, em nossas almas acendei o amor de Jesus”. Ainda neste momento, Maria Eutália, mais conhecida como Eutalinha, fez uma prece aos que trabalharam e se doaram: “A nossa gratidão aos falecidos e aos vivos, a saúde em vida. Que ambos gozem das bênçãos do Reino de Deus”.

PASCOM, Paróquia Nossa Senhora do Rosário

vila_270517_2

Seguindo a liturgia própria para a Novena de Pentecostes, o salmo dizia: “Escutai minha filha, olhai e ouvi isso. Que o Rei se encante com vossa beleza”. Este salmo escolhido recorda a Igreja, esposa de Cristo que deve ornar-se e preparar-se para se apresentar ao seu esposo, o próprio Cristo. O Evangelho do dia relatava a apresentação do anjo a Maria. Frei Gilson, em sua bela homilia, deixou claro: “Maria, mostra-nos Jesus neste Santuário! E que nossa resposta seja sempre: Eis me aqui Senhor. Que nesta noite, nós que formamos esse Santuário, façamos verdadeiramente dele um lugar de Deus!  Estejamos prontos e dispostos a fazer o que Ele nos pede!”. Ainda em sua reflexão, Frei Gilson disse: “Viemos a casa de Deus atravessando as trevas, porém, iluminados pela grande Luz, Jesus Cristo. Menino Luz, que surge do alto e ilumina nossa fé, nossa vida. A Luz nascida em Belém acolhida por Maria e José”.

No momento do ofertório, a equipe litúrgica fez um histórico do Santuário. Primeiro, com um comentário, lembrando o pedido do bispo para que os frades junto dos fiéis, fizessem uma Igreja cujo titular fosse o Divino Espírito Santo. Logo em seguida, houve a entrada de outros símbolos. E também elementos que recordavam o erguimento do Santuário. Lembrando com carinho de todos os construtores e benfeitores.

Já perto de concluir a liturgia que celebrava o primeiro dia da Novena, os adolescentes com placas apresentaram à comunidade o logo de 50 anos do Santuário. Mas a forma foi criativa, os adolescentes traziam em cada parte das placas, pedaços da logo oficial. E em um momento específico, juntaram, apresentado a comunidade e dando oficialmente, por essa simbologia, a abertura da Novena. A música escolhida foi “Templo vivo”.

Como convite, Frei Djalmo lembrou ao povo que, nesta mesma noite, Frei Clarêncio faria a estreia de seu livro: “Santo Antônio, simpatia de Deus e do Povo”. Como lembrança deste momento, a comunidade distribuirá cerca de 10 mil medalhas com a imagem do Espírito Santo. Após a Missa, no pátio do Santuário houve os festejos com barraquinhas e música ao Vivo.

Vigila de Pentecostes

Como proposta da Comunidade, a igreja ficou aberta 24 horas. Os adolescentes e a Renovação Carismática Católica ficaram em Vigília e adoração até as 5 horas da manhã. Igreja foi monitorada pela Segurança do Santuário e pela Polícia Militar de Vila Velha

“Pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, tenhamos todos uma santa e abençoada Novena!”  (Fala final do Frei Gilson)

PASCOM, Paróquia do Rosário