Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Emanuel faz a profissão solene em Uberlândia

13/12/2011

Notícias

Por Fr. Luciano Lopes, OFM

Frei Emanuel Fernandes Pereira pertence à Fundação Sra. de Fátima situada no Triângulo Mineiro. Nasceu no dia 12 de dezembro de 1983, na cidade São José do Campestre, Rio Grande do Norte. Filho de Dona Elita e do Senhor José Fernandes, é o mais novo de quatro irmãos.

Frei Emanuel, com quatro meses de vida foi morar com a família na região do Triângulo Mineiro, no ano de 1984. Foi educado na vida cristã-católica. Conhecendo os frades e, para melhor conhecer o carisma de São Francisco, resolveu participar dos encontros da pastoral vocacional. Quem o acompanhou foi Frei Sérgio Max que residia na cidade de Monte Alegre (MG), no ano de 1998.

Etapas de formação

Iniciou a sua caminhada franciscana no ano de 2003, começando a sua etapa de formação junto à Província Imaculada Conceição do Brasil.
• 2003 – Aspirantado São Francisco de Assis, em Ituporanga-SC;
• 2004 – Postulantado no Seminário Frei Galvão em Guaratinguetá-SP;
• 2005 – Ingressou na Ordem dos Frades Menores, recebendo o hábito franciscano no Noviciado São José, em Rodeio – SC. Após o término do Noviciado, fez a sua primeira profissão temporária.
• 2006 – Iniciou os estudos acadêmicos, estudando filosofia no Instituto São Boaventura em Curitiba-PR e residindo no Convento em Rondinha, Campo Largo-
PR, até o ano de 2008.
• 2009 – Iniciou os estudos Teológicos em Petrópolis-RJ, estudando no ITF (Instituto Teológico Franciscano);
• 2010 – Fez um ano de presença franciscana em Araguari (MG).
• 2011 – Dá continuidade aos estudos de Teologia no Instituto Santo Tomás de Aquino em Belo Horizonte, residindo em Betim(MG), no Convento Santa Maria dos Anjos.

Na manhã do dia 11 de dezembro de 2011, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Uberlândia (MG), Fr. Emanuel Fernandes Pereira deu seu sim definitivo a Deus, na Ordem dos Frades Menores, da Província Salermo-lucana da Itália, Fundação Nossa Senhora de Fátima do Triângulo Mineiro.

A celebração da Profissão Solene foi presidida pelo Ministro Provincial Fr. Emanuele Bochicchio (Província Salermo-lucana) e contou com a presença do definidor Fr. Renato Martino, o presidente da Fundação, Frei Ezimar Alves Pereira e seus confrades da Fundação; também fizeram presentes frades da Província Santa Cruz, Fr. Pedro da Silva, promotor vocacional da Província Imaculada Conceição e Fr. Jaime, da Província Santíssimo Nome de Jesus; frades capuchinhos do Triângulo Mineiro, padres diocesanos, diáconos, irmãs religiosas, parentes, amigos e paroquianos.

Que o Senhor conceda ao nosso confrade Emanuel perseverança e vigor na evangelização.