Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Djalmo: “Protestar contra a imprudência no trânsito! Que os culpados não fiquem impunes”

09/08/2022

Notícias


Um dia para recordar boas lembranças. Um momento para manifestar gratidão. Milhares de fiéis participaram da 16ª edição da Missa em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, celebrada no Campinho do Convento da Penha em Vila Velha, ES. A celebração Eucarística foi presidida pelo Frei Djalmo Fuck, Guardião e Reitor do Santuário.

As famílias foram acolhidas num abraço materno da Mãe que sempre olha e intercede pelos seus filhos. Antes da Missa, o “coral do Instituto Artes Sem Limites” trouxe esperança, já que amanhã, eles serão os condutores e condutoras de automóveis. Por isso, é importante desde cedo cultivar atitudes responsáveis.

O evento ainda marcou o Dia Estadual em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, instituído para acontecer sempre no primeiro domingo de agosto, conforme a Lei Estadual nº 9.689/2011, uma oportunidade de reforçar a importância da população refletir sobre a defesa de um trânsito seguro. Os acidentes de trânsito não escolhem suas vítimas. São crianças, idosos, homens e mulheres, de todas as idades e classes sociais.

Na homilia, Frei Djalmo lembrou que as tragédias no trânsito, muitas vezes acontecem pelas condições precárias das vias e também por causa da imprudência. “Existe a fatalidade, mas também existe a imprudência, normalmente, a que mais causa acidentes [a imprudência no trânsito]. A gente pensa aqueles que dirigem sem responsabilidade, aqueles que bebem e alcoolizados, dirigem em alta velocidade, não respeitam a sinalização… Tudo isso, contribui grandemente para que acidentes de trânsito aconteçam, causados pelo descuido com nossas ruas, avenidas, rodovias… Rodovias mal cuidadas, mal sinalizadas, tudo isso contribui para que acidentes de trânsito aconteçam”, enfatizou.

O Guardião também falou sobre a importância de recordar os falecidos no trânsito e rezar pelas vítimas de sobreviveram. “Agradecemos quem criou a lei [9.689], os políticos, para lembrar e fazer valer este dia, para rezarmos por um trânsito mais seguro, um trânsito mais cidadão, um trânsito mais humano, mais solidário. A gente quer lembrar aqueles que partiram vítimas da fatalidade. Que o trânsito seja, de fato, mais seguro. Nós devemos sempre protestar contra todo tipo de imprudência. Não é possível que pessoas que provocaram acidentes de trânsito saiam impunes, como se nada tivesse acontecido. Uma coisa é a fatalidade, outra coisa é quando você contribui para que acidentes acabem acontecendo. Nossa solidariedade, comunhão e prece por todas as famílias”, disse Frei Djalmo.

Ao final, o Reitor do Santuário, também pediu orações pelas famílias, abençoou a todos e rogou a proteção de Nossa Senhora da Penha por todos os fiéis no Campinho que sentem a dor da saudade, e introduziu a oração da Ave Maria.


Cristian Oliveira