Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Tríduo preparatório para ordenação presbiteral de Frei Diego

11/02/2012

Notícias

Por Moacir Beggo

Lages (SC) – Em uma bonita celebração eucarística na Comunidade de São Miguel, em Lages, Frei Diego de Atalino Melo fez o Juramento de Fidelidade no último dia do Tríduo em preparação para a sua ordenação presbiteral, que acontece hoje, às 17 horas, em Lages (SC). Ele será ordenado presbítero pelas mãos de Dom Irineu Andreassa, bispo da Diocese de Lages e franciscano da Custódia do Sagrado Coração (SP), e vai celebrar a Primeira Missa no domingo, às 10 horas, nesta comunidade, onde residem seus familiares e onde viveu até iniciar a formação religiosa no Seminário de Ituporanga.

O também lageano Frei Vilmar Alves da Silva, guardião e pároco em Niterói (RJ) foi o celebrante, que teve entre os concelebrantes o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel e frades de toda a Província da Imaculada Conceição. A celebração também encerrou a Semana Missionária, que envolveu um grande grupo de frades estudantes de Filosofia e Teologia da Província e religiosas.

Frei Vilmar falou na sua homilia sobre a vocação e destacou especialmente a vocação sacerdotal. Segundo ele, a vocação para a vida presbiteral é um chamado de Deus para servir. “Essa resposta tem que ser dada com amor e carinho”, enfatizou.

Logo em seguida à homilia, Frei Diego postou suas mãos no Evangelho, tendo ao lado o Ministro Provincial como testemunha, e fez o juramento de ser fiel à Igreja Católica na função que irá assumir como presbítero, a partir deste dia 11 de fevereiro, quando será ordenado diante do povo lageano no Ginásio de Esportes do Colégio Santa Rosa, ao lado do Convento São José, residência dos frades franciscanos em Lages.

Frei Diego recebeu, então, a bênção dos pais, Roseli e Alfredo Melo, num momento de muita emoção, quando durante o ofertório foram oferecidos junto ao altar alguns objetos que marcaram a caminhada de Frei Diego até este momento importante em sua vida. Um deles foi um cesto com pastéis, que Frei Diego vendia quando era criança para ajudar no orçamento da família. Segundo o ordenando, muito emocionado, esse trabalho o ensinou a ser solidário com os pobres.

A Comunidade São Miguel pertence à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, que tem como pároco o redentorista Pe. Olímpio Rhoden. Ele chegou a tempo de participar dos momentos finais da celebração e deu boas vindas aos frades e lembrou a importância histórica dos franciscanos na evangelização de Lages. Foi a partir desta capelinha que os frades evangelizaram esta região, especialmente a partir da chegada de Frei Rogério, que chegou a Lages em 22 de fevereiro de 1892 e residiu numa casinha ao lado da Capela de Nossa Senhora do Rosário. Depois, em 1942, Frei Cristiano e Frei Astésio construíram a Capela de Nossa Senhora do Rosário em outro lugar, na saída para Florianópolis.

Padre Olímpio disse que, com tantos frades em Lages, pensava que a Província estava vazia. Mas um frade lhe contou que a Província conta com mais de 300 frades. “Olha pessoal, juventude, daqui para frente, tá na hora de repartir um pouco com os redentoristas!”, brincou, para acrescentar: “Mas se é para repetir este momento bonito, pode ser franciscano, sim! Bem-vindos a todos”, disse, agradecendo a belo exemplo que sua comunidade dava ao receberem bem os frades.

A presença franciscana em Lages é tão marcante que hoje, além da Primeira Ordem, tem a Segunda e a Terceira Ordens de São Francisco.


2º DIA
No segundo dia de missões em preparação à Ordenação Sacerdotalde Frei Diego, em Lages (SC), foram visitadas diversas casas da Comunidade Nossa Senhora da Penha. Mas devido ao grande número de domicílios no bairro, que leva o nome da padroeira da comunidade, isto é, Penha, um dia não foi suficiente.

Ao final da tarde, houve uma celebração no Convento Patrocínio de São José, com a presença de todos os frades envolvidos na missão. Na ocasião, Frei José Lino Lückmann partilhou um pouco do seu dia de missão, destacando a visita que fez a um centro de detenção de menores infratores. Já Frei Diego partilhou brevemente a história do início de sua vocação religiosa.

Pela noite, aconteceu uma celebração na Comunidade da Penha, presidida por Frei Paulo César Ferreira, que contou com boa participação dos fieis, embora chovesse no momento da missa. Além dessa, foi celebrada outra missa em uma comunidade da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Paróquia do Navio. Frei Vilmar, que também é lageano, presidiu esta celebração.

Apesar do forte calor nesses dias, os missionários estão muito animados e encorajados na missão, que deve se encerrar na próxima sexta-feira, vésperas da Ordenação de Frei Diego.


Duas missas no último domingo marcaram o início da semana missionária em preparação para a Ordenação Presbiteral de Frei Diego, a realizar-se no próximo sábado, em Lages (SC). A primeira Missa de Envio (dos missionários) aconteceu pela manhã na matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, da qual Frei Diego é oriundo e na qual estão concentradas as missões. A Paróquia, que está sob os cuidados dos Padres Redentoristas, tem sua matriz no bairro Coral e receberá a visita dos missionários em quatro comunidades ao longo dessa semana, inclusive a Comunidade São Miguel, que é onde acontecerá o Tríduo e onde Frei Diego celebrará sua Primeira Missa, no domingo às 9h30.

Pela noite, foi celebrada a segunda Missa de Envio, presidida por Frei Pedro da Silva. Desta vez, na matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Paróquia do Navio, a qual está sob os cuidados dos Frades. Atualmente é pároco Frei Gentil de Lima Branco. O número expressivo de frades deu uma tônica franciscana nas celebrações.

Nesta segunda-feira, primeiro dia de missão, foram visitadas as casas da comunidade Nossa Senhora de Lourdes, no bairro do Nadir. Ao final do dia, realizou-se a celebração de encerramento das missões na comunidade, presidida por Frei Renato Pezenti.

Estão atuando nas missões cerca de 15 frades Franciscanos, dois padres Redentoristas, quatro irmãs Franciscanas do Apostolado Paroquial, uma irmã Salvatoriana e um bom número de leigos.

Por Frei Douglas Paulo Machado, OFM