Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Clarêncio lança primeira biografia de São Benedito

24/10/2016

Notícias

benedito_241016Pedido pela Editora Santuário, Frei Clarêncio Neotti escreveu “São Benedito: Homem de Deus e do Povo” (128 páginas). São duas novenas completas, percorrendo as grandes qualidades do santo franciscano. Para cada dia, Frei Clarêncio escreveu uma oração, em torno do tema do dia; e sobre as virtudes do santo meditadas em cada dia da novena montou a ladainha.

“São Benedito é dos santos mais invocados no Brasil. Mas a literatura em torno dele como religioso franciscano é pequena entre nós. Bem mais forte e vasta é a literatura folclórica em torno dele. E as festas em sua honra brilham pelo sincretismo, pelas tradições orais e pela marca popular”, diz Frei Clarêncio.

O autor traduziu a longa Bula de canonização, até hoje não encontrável em Português e selecionou um trecho para cada dia do novenário. Com isso, o leitor tem uma biografia ‘oficial’ do santo siciliano, tão falsamente floreada pelo folclore e pelo sincretismo. Frei Clarêncio teve o cuidado de explicar as palavras ou os fatos mais difíceis da Bula.

Nenhuma editora brasileira, nenhuma Irmandade publicou até hoje uma biografia do santo negro, hoje considerado não apenas o padroeiro dos escravos passados, mas também o santo modelo de integração das raças e culturas. Tanto que a UNESCO criou e mantém em Palermo a Cátedra São Benedito de integração dos povos que migram à procura de dignidade humana.

clarencio_241016Frei Clarêncio é natural de Salete, em Santa Catarina, onde nasceu no dia 29 de dezembro de 1934 e atualmente reside em Vila Velha (ES), onde é Vigário Paroquial no Santuário do Divino Espírito Santo. Vestiu o hábito franciscano no dia 23 de dezembro de 1954 e foi ordenado sacerdote franciscano no dia 6 de janeiro de 1961. É jornalista, escritor e atualmente edita e redige a revista “Vida Franciscana”. Trabalhou na Editora Vozes de janeiro de 1966 a janeiro de 1986 e foi, durante todo esse tempo, redator da “Revista de Cultura Vozes”. É autor de “Ministério da Palavra” (3 volumes), “Santo Antônio, Mestre da Vida”, “Orar 15 dias com Santo Antônio”, “Santo Antônio: simpatia de Deus e simpatia dos homens”, “Santo Antônio, Luz do Mundo” (os 9 sermões do Padre Vieira sobre Santo Antônio, comentados), “Orar 15 dias com Frei Galvão”, “Comunicação e Igreja no Brasil”, “Imaculada Conceição de Maria”, “Frei Aurélio Stulzer, Pai, Irmão, Amigo”, “Frei Bruno Linden, tudo para todos” e “Animais no altar”.

ADQUIRA O LIVRO AQUI