Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Clarêncio lança livro sobre Mosteiro da Gávea

15/05/2018

Notícias

gavea_150518GSão Paulo (SP) – Para celebrar os 90 anos do Mosteiro da Gávea, Frei Clarêncio Neotti lança “O Mosteiro da Gávea dentro da história”. O livro é baseado nas crônicas da casa e recorda os principais acontecimentos ao longo das nove décadas de existência do Mosteiro Nossa Senhora dos Anjos.

Logo no início, o autor relembra a chegada das Clarissas ao Brasil, em 1677, e a fundação do Mosteiro Nossa Senhora do Desterro, em Salvador, em 1681. Ele conta também como foi a viagem das seis Clarissas e duas religiosas enviadas do Mosteiro de Düsseldorf, na Alemanha, para o Rio de Janeiro. No dia 25 de setembro de 1928, as religiosas chegaram ao Brasil e foram acolhidas numa casa no Leblon, onde hoje se situa a Paróquia Santa Mônica.

Foi apenas em 1931, na festa de São José, que as irmãs conseguiram acertar a compra da cada e do terreno na Gávea, onde hoje está o atual Mosteiro. O valor acertado foi cem mil contos de réis, segundo relata Frei Clarêncio.

O livro aborda os fatos principais da construção da casa e do cotidiano da vida das religiosas e a relação com os fatos históricos da sociedade fluminense e da Igreja, como a visita do primeiro Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores a visitar o Mosteiro, o brasileiro Frei Constantino Koser. “O livro quer mostrar como nesses 90 anos vivemos os grandes fatos históricos, tanto no Brasil quanto no mundo europeu, tanto da Igreja do Brasil e do Rio de Janeiro quanto da Igreja universal com os grandes documentos papais, os Anos Santos e a preocupação pela paz através da semeadura da misericórdia e do diálogo”, afirma a Abadessa do Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, Madre Maria Pacífica de Jesus Crucificado.

Para mais informações a respeito do livro “O Mosteiro da Gávea dentro da história”, escreva para: mosteironossasenhoradosanjos@gmail.com