Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei César é eleito presidente Conferência Brasileira dos Frades Menores

12/07/2019

Notícias

O Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei César Külkamp, foi anunciado como presidente eleito da Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB), na manhã desta sexta-feira, no Convento São Boaventura, em Daltro Filho, distrito no Município de Imigrante, no RS. Como vice-presidente, foi eleito o Ministro Provincial da Província Santa Cruz, Frei Hilton Farias de Souza, e como secretário o Custódio da Custódia do Sagrado Coração de Jesus, Frei Fernando Aparecido dos Santos. Frei Luís Fernando Nunes Leite, da Custódia do Sagrado Coração de Jesus, foi eleito delegado do Secretariado Interprovincial Franciscano de Evangelização e Missão (Sifem), e Frei Gabriel José de Lima Neto, da Província de Minas, eleito delegado do Serviço para Formação e Estudos (Serfe).

Frei César foi eleito Provincial no ano passado, durante o Capítulo em novembro. Ele é natural de Ituporanga, onde nasceu no dia 26 de maio de 1969. Filho de Reinilda e Fredolino Külkamp, vestiu o hábito franciscano na Ordem dos Frades Menores em 11 de janeiro de 1988 e se tornou professo solene em 24 de setembro de 1993. Foi ordenado presbítero no dia 16 de dezembro de 1995.

A eleição se deu durante a assembleia trienal da entidade, que reuniu para este encontro os Ministros das nove entidades que compõem a Conferência (06 Províncias e 03 Custódias), além dos frades envolvidos nos serviços da Formação, Inicial e Permanente (Serfe), e da Missão Evangelizadora (Sifem). Dentre as atribuições da Assembleia estão a apresentação e avaliação das atividades do triênio, a elaboração de propostas para o futuro e a eleição dos responsáveis pelos diversos serviços. No âmbito da Evangelização, destacaram-se no triênio a realização do 5º Encontro Continental das Américas para o Serviço de JPIC, entre 01 e 07 de setembro de 2017, em Anápolis, GO, do Encontro Nacional da Juventude, entre 19 e 22 de julho de 2018, em Vila Velha, ES, e o 2º Congresso Nacional de Educadores Franciscanos, entre 27 e 28 de agosto de 2018, em Anápolis, GO.

Deste encontro, que começou no dia 8, participam 55 frades de seis províncias e três custódias brasileiras, sendo 9 frades da Província de São Francisco, anfitriã do evento. O tema que está sendo estudado é a interprovincialidade na Formação Inicial.

Participam onze frades pela Província Franciscana da Imaculada Conceição: o Ministro Provincial, Frei César Külkamp; o Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella; o Moderador da Formação Permanente, Frei Fidêncio Vanboemmel; o Secretário da Formação e Estudos, Frei João Francisco da Silva; o Coordenador das Missões, Frei Robson Luiz Scudela; o Comissário da Terra Santa e diretor do ITF, Frei Ivo Müller; o animador provincial do Serviço Vocacional, Frei Diego Melo; o mestre do tempo da Teologia, Frei Marcos Andrade; o mestre dos Postulantes, Jeâ Andrade; o coordenador da Frente da Comunicação, Frei Neuri Reinisch; e o missionário na Prelazia de Marajó, Frei Atílio Battistuz.

O encontro termina hoje. Além dos encaminhamentos institucionais, a assembleia se distingue como ocasião de encontro fraterno e de cultivo de um espírito de pertença à Ordem para além dos limites das entidades. A próxima assembleia ampliada prevista para 2022, no território da Província de Santo Antônio, em lugar a ser definido

O NOVO PRESIDENTE

Frei César bacharelou em Filosofia e Teologia, formou-se em Pedagogia na Universidade Católica de Petrópolis (UCP) em 1995 e fez mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Neste mesmo ano, concluiu a pós-graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Getúlio Vargas.

Aos 50 anos, Frei César tem uma história de dedicação à educação e à formação religiosa franciscana. Tanto que assumiu a direção pedagógica do Colégio “Canarinhos” de Petrópolis em 1994, onde ficou até 1999. No final de 2000 foi transferido para Agudos, onde assumiu como reitor e orientador o Seminário Santo Antônio. Em 2003 foi eleito para o primeiro mandato como Definidor (2004-2006), assumindo também a função de secretário para a Formação e Estudos e vice-mestre no Postulantado Frei Galvão (Guaratinguetá).

No Capítulo Provincial de 2006, foi reeleito Definidor para o triênio 2007-2009. Acumulou as funções de guardião da Fraternidade de Rondinha e Secretário para a Formação e Estudos. Mas no Capítulo de 2009, ele seria mais uma vez confirmado como Definidor até o ano de 2012, também acumulando a função de Secretário para a Formação e Estudos e Mestre para os professos temporários no tempo de Teologia em Petrópolis.

No Capítulo de 2012, Frei César continuou como Secretário para a Formação e Estudos, assumindo também como guardião da Fraternidade do Sagrado, em Petrópolis. Em 2016 foi eleito novamente Definidor, mas ficou por pouco tempo no cargo quando assumiu como Vigário Provincial no lugar de Frei Evaristo Spengler, nomeado pelo Papa Francisco bispo de Marajó. Frei César também desempenhou a função de Secretário da Evangelização no último triênio.