Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Afonso Vogel é homenageado em Xaxim

10/09/2013

Notícias

freiafonsoXaxim (SC) – O músico e maestro Frei Afonso Vicente Vogel, fundador do Coral Arautos do Grande Rei, de Xaxim (SC), foi homenageado no dia 7 de setembro, feriado nacional, na abertura do Desfile Cívico, na praça Frei Bruno da cidade.

A homenagem não poderia ser melhor, já que envolve o que mais ele gosta de fazer: música. A partir de agora, Frei Afonso empresta seu nome à Banda Municipal de Xaxim.

E foi essa Banda, que conta com cem integrantes das escolas municipais estaduais, que conduziu o Desfile Cívico pela avenida Plínio Arlindo de Nês. O desfile também teve como novidade a presença de instrumentos de sopro, além da tradicional percussão.

Aos 81 anos, Frei Afonso colhe os frutos de um trabalho de muita dedicação em prol da música, sendo, só em Xaxim, 41 anos. Hoje, não dá para imaginar Frei Afonso longe do Coral Arautos do Grande Rei, que foi fundado em 1972, quando 20 coroinhas fizeram a primeira apresentação na Igreja Matriz de Xaxim no Natal daquele ano.

Frei Afonso é natural de Porto União, em Santa Catarina, onde nasceu em 17 de março de 1932. Ingressou na Ordem Franciscana quando vestiu o hábito de São Francisco de Assis no Noviciado Franciscano de Rodeio (SC) em 19 de dezembro de 1951. Em 1º de julho de 1958 foi ordenado presbítero.