Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade Santo Antônio celebra Dia de Oração pelo Cuidado da Criação

04/09/2015

Notícias

ofs-820

A Fraternidade Santo Antônio de Duque de Caxias (RJ), vinculada à Ordem Franciscana Secular (OFS) e a Pastoral do Meio Ambiente promoveram na manhã do último dia 1º de setembro, terça-feira, uma manhã de orações, na Catedral de Santo Antônio, pelo “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação”.  A celebração reuniu dezenas de fiéis que, preocupados com as questões ambientais se reuniram para louvar o Senhor pelo dom da Criação e reafirmar o compromisso com a defesa da vida, sobretudo aquela que se encontra sob grave ameaça.

Breve história da Ordem Franciscana Secular

A Ordem dos Frades Menores (OFM) nasceu em 1210, e a Ordem de Santa Clara (as Clarissas), em 1212. Foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), tendo como ideal viver o Evangelho em todos os lugares onde se encontravam. Homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às famílias, buscando viver o mesmo ideal que tanto atraiu Francisco de Assis. A Ordem foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221. Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares pois, segundo a tradição, esse foi o primeiro casal que São Francisco aceitou na Ordem Secular daquele tempo.
Hoje, mais do que nunca, os Franciscanos Seculares sentem-se comprometidos a viver o Evangelho cada dia e em toda circunstância, segundo a própria vocação e os dons recebidos. A OFS apresenta-se como uma experiência de vida cristã, partilhada por mulheres e homens sem discriminação, sendo hoje um verdadeiro exército franciscano de Deus espalhado por todo o mundo.
“A Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de Leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o Evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical”. (beato João Paulo II)
Informações pelo telefone (21) 3352-9900 ou pelo correio eletrônico ofs.santoantonio@gmail.com

A data foi instituída na Igreja Católica pelo Papa Francisco, a partir deste ano, para motivar os católicos de todo o mundo a uma “conversão ecológica” e foi escolhida pelo Papa depois de compartilhar com o Patriarca Ecumênico Bartolomeu as preocupações pelo futuro da criação e, acolhendo a sugestão de seu representante, o Metropolita Ioannis de Pérgamo, de unir-se a uma celebração que já ocorre há tempos na Igreja Ortodoxa.

Para o Pontífice, a celebração do Dia, na mesma data, será uma ocasião profícua para testemunhar a crescente comunhão com os irmãos ortodoxos, compartilhando com o irmão Patriarca as preocupações sobre o meio ambiente decidiu instituir também na Igreja Católica esta comemoração.

A partir da Encíclica Laudato Si (do latim, Louvado Sejas) o Santo Padre expôs a necessidade de um maior empenho e contribuição dos cristãos para com essa realidade. “Como cristãos, queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade está vivendo. Por isto devemos, antes de tudo, buscar no nosso rico patrimônio espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, recordando sempre que para os que crêem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós, ‘a espiritualidade não está desligada do próprio corpo nem da natureza ou das realidades deste mundo, mas vive com elas e nelas, em comunhão com tudo o que nos rodeia'”, assinalou.

Para Francisco a crise ecológica convoca todos os cristãos a uma “conversão ecológica”, que manifeste-se nas relações com o mundo. “Viver a vocação de guardiões da obra de Deus não é algo de opcional nem um aspecto secundário da experiência cristã, mas parte essencial de uma existência virtuosa”, frisou.

O Santo Padre destacou ainda que o “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação” oferecerá aos fiéis individualmente e às comunidades, a preciosa oportunidade de renovar a pessoal adesão à própria vocação de custódios da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado, invocando a sua ajuda para a proteção da criação e a sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos.

Por ocasião da instituição da data, o Papa Francisco invocou a intercessão da Mãe de Deus, Maria Santíssima, e de São Francisco de Assis, recordando seu ‘Cântico das Criaturas’ para que possa inspirar os homens e mulheres de boa vontade a viver no louvor do Criador e no respeito pela criação.