Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscans International visita o Sefras

24/01/2020

Notícias

São Paulo (SP) – O representante da Franciscans International para região das Américas, Alberto Ulises García, visitou esta semana os trabalhos desenvolvidos pelo Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), em especial os ligados à imigração. Além disso, veio com o objetivo de alinhar a gestão do Sefras às perspectivas de ações de advocacy (defesa e argumentação em prol de uma causa).

A Franciscans International, com sede em Genebra (Suíça) e Nova York (EUA), é uma organização internacional não-governamental de direitos humanos, sem fins lucrativos, criada em 1989 pela Ordem Franciscana, de cunho inter-obediencial, com objetivo de promover e proteger os direitos humanos e a justiça ambiental na perspectiva franciscana. É interlocutora na Organização das Nações Unidas (ONU) das demandas da Família Franciscana oriundas dos cinco continentes.

Em sua visita, Ulisses García conheceu os serviços: Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), Centro de Acolhida do Imigrante – Casa de Assis, e o projeto desenvolvido pela Rede de Promoção do Trabalho Descente.

Segundo coordenador, a imigração é importante no cenário político econômico mundial. “Vivemos num contexto de retrocessos quanto aos direitos humanos. Vemos políticas que violam esses direitos que, historicamente, já tinham avançado muito. Alguns governos estão adotando medidas de militarização que vão contra as comunidades marginalizadas. A situação atual é difícil, mas vemos também que existem muitas organizações da sociedade civil preocupadas em visibilizar essas temáticas num contexto mais amplo de defesa”, acredita.

Sobre a situação política social do Brasil, Ulisses acredita que o contexto é ainda mais preocupante. “As políticas não estão em conformidade com os direitos humanos, e algumas declarações do governo reforçam ainda mais esta ideia. Em partilha com os franciscanos que trabalham no país, percebemos que as lideranças dos povos indígenas vêm sofrendo ameaças e que a pauta da imigração no Brasil, também é internacionalmente destacada”.

Em relação às perspectivas de ações de advocacy no Sefras, há um entendimento com as prioridades da FI para os próximos anos. A organização tem três grandes desafios: 1. A proteção do meio ambiente; 2.O desenvolvimento sustentável e a questão da imigração; e 3. E a proteção da dignidade humana.

Para Frei José Francisco, diretor-presidente do Sefras, a articulação com a entidade internacional é muito importante, pois “possibilita uma internacionalização das discussões, não só dando maior visibilidade às pautas, mas principalmente articulando junto à ONU as possibilidades de ações”. Segundo o frade, na atual conjuntura mundial, o alinhamento de agendas possibilita avançar mais.

No ano em que o Sefras celebra 20 anos de atuação na defesa intransigente de grupos em situação de extrema vulnerabilidade, este tipo de articulação reforça o compromisso de acolher, cuidar e defender, além de mobilizar e inspirar cada vez mais pessoas numa atitude permanente de solidariedade com a Casa Comum.

Na foto (da esq. para dir.): Fábio Paes, coordenador de Desenvolvimento Institucional do Sefras, Alberto Ulises e Frei José Francisco.

Rafael Corrêa