Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos participam de encontro regional da Pastoral do Povo da Rua

15/10/2015

Notícias

ofs-820

A Pastoral do Povo da Rua realizou, no último dia 10 de outubro, na Diocese de Barra Mansa/Volta Redonda (RJ), mais uma etapa de formação de agentes que atuam nos núcleos da pastoral, no Regional Leste 1. O encontro contou com a participação da Arquidiocese do Rio e das dioceses de Duque de Caxias, Petrópolis e Barra Mansa/Volta Redonda, reunindo, ao todo, 60 participantes, dos quais dois irmãos da Fraternidade Santo Antônio, de Duque de Caxias.

E realçando o caráter ecumênico e de diálogo inter-religioso como um dos princípios da pastoral, estiveram presentes ao encontro representantes da Igreja Metodista e do Espiritismo.
A abertura do encontro foi realizada, em Volta Redonda, pelo bispo local, Dom Francisco Biasin, que destacou a importância do evento e dos esforços do Papa Francisco para que, as paróquias e dioceses, em todo o mundo, acolham as pessoas em situação de rua e desenvolvam ações nas cidades para a promoção e resgate da autoestima e cidadania dessas pessoas.

O encontro foi assessorado pelo secretário executivo da Coordenação Nacional da Pastoral do Povo da Rua, Ston Figueiredo, e objetivou aprofundar a metodologia de ação proposta pela pastoral, a partir dos seus princípios e diretrizes. De forma dinâmica e participativa, os agentes puderam debater ações e propostas, trocar experiências e efetivar a formação de redes para que as ações da pastoral tenham maior alcance e visibilidade.

A missão da Pastoral do Povo da Rua é ser presença junto aos moradores em situação de rua e aos catadores de materiais recicláveis, reconhecer os sinais de Deus presentes na sua história e desenvolver ações que transformem a situação de exclusão em projetos de vida para todos. A pastoral busca promover os Direitos Humanos e sociais no convívio fraterno e solidário com a população em situação de rua, criando laços de amizade, para ajudá-los no resgate de sua dignidade, autoestima e cidadania.

A Pastoral do Povo da Rua agradece a disponibilidade do assessor, Ston Figueiredo, e também pela participação de militantes do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, que relatara a dura realidade das ruas nas grandes cidades. Agradecemos, em especial, pela acolhida alegre e fraterna da Diocese de Barra Mansa/Volta Redonda, da Paróquia São Paulo Apóstolo, na pessoa do seu pároco, padre José Antônio Perri, e da Comunidade Católica São Sebastião, que ofereceram o local e toda a infraestrutura necessária para a realização do encontro.

ofs-sf-leprosoServiço Franciscano de Atendimento e Proteção a População em Situação de Rua

Em Duque de Caxias, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, a Fraternidade Santo Antônio, vinculada à Ordem Franciscana Secular do Brasil (OFS) criou o Serviço Franciscano de Atendimento e Proteção a População em Situação de Rua que atua junto aos moradores em situação de rua do Centro de Duque de Caxias (RJ). A fraternidade promove, quinzenalmente, em parceria com a Pastoral do Povo da Rua (PPR), jantares para promover o convívio e a solidariedade visando fortalecer os vínculos afetivos sejam eles familiares e/ou comunitários dessas pessoas, oferecendo serviços de qualidade que promovam a dignidade humana.

O serviço tem como objetivo contribuir para a conscientização, mobilização e organização da população em situação de rua contra ações violentas e discriminatórias e propor a elaboração de políticas públicas que efetivem seus direitos sociais. Para isso, o serviço busca apoiar a prática da cidadania, enfatizar a participação em movimentos sociais e outros espaços de intervenção em políticas públicas. Busca-se ainda promover ações de respeito às pessoas em situação de rua, aplicando uma metodologia participativa e fortalecendo a espiritualidade dentro da mística franciscana.

Além dos jantares e do dos momentos de convívio, o Serviço Franciscano de Atendimento e Proteção a População em Situação de Rua tem debatido políticas públicas na cidade e com base no

Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da População em Situação de Rua, previsto no Decreto Federal nº. 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional em Situação de Rua, a foi criado no Município de Duque de Caxias, conquistou a criação de um comitê intersetorial local para traçar a política municipal para a população em situação de rua (Decreto n.º 6.576/2015).

A Política Nacional é estruturada pelo princípio da igualdade, expresso na Constituição Brasileira, e define a necessidade de ações articuladas entre todas as áreas do governo, para que sejam implementadas ações efetivas que possibilitem a construção da autonomia das pessoas em situação de rua. Entre as definições da Política Nacional está a inclusão dessas pessoas no Cadastro

Único para Programas Sociais, para viabilizar a implementação de políticas sociais voltadas para o atendimento dessa população. Essa política, garante ainda, o acesso amplo, simplificado e seguro aos serviços e programas que integram as políticas públicas de saúde, educação, previdência, assistência social, moradia, segurança, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda.

Maiores informações sobre o trabalho do Serviço Franciscano de Atendimento e Proteção a População em Situação de Rua, podem ser obtidas pelo telefone: (21) 99188-3388, com Cláudio Santos, ou pelo correio eletrônico ofs.santoantonio@gmail.com