Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos na Feira Vocacional da Diocese de Santo Amaro

17/08/2015

Notícias

feira-820

Diocese de Santo Amaro/SP promoveu nos dias 15 e 16 de Agosto a XXIV Feira Vocacional tendo como tema: “FAMÍLIA, SANTUÁRIO DA VIDA” realizada nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, na cidade Dutra, zona Sul de São Paulo.

Idealizada por Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM, desde 1992 a Feira Vocacional reúne um número bastante significativo de jovens, proporcionando espaço para a celebração da santa Missa, adoração ao Santíssimo, Confissões, presença de estandes de diversas Congregações Religiosas e  ovas comunidades católicas, espaço de alimentação e integração.

Além disso, a Feira também conta com a apresentação de shows de músicas católicas, trazendo, a cada ano, cantores conhecidos nacionalmente. Neste ano, um dos principais shows católicos aconteceu no sábado à noite com a presença do cantor Diego Fernandes, atraindo a presença massiva de jovens de toda a região da Diocese e também de outros lugares.

No sábado, dia 15/08, Dom José Negri, PIME bispo Coadjutor da Diocese de Santo Amaro, presidiu a Celebração Eucarística de abertura da Feira. Em seguida, o recém-chegado bispo percorreu todo o espaço da Feira e visitou todos os estandes e congregações, esbanjando alegria e simpatia.

010Para a Festa da Assunção de Maria e também dia dos religiosos, a presidência da Missa Solene ficou sob responsabilidade de Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM que também é frade da Província da Imaculada Conceição e que não deixou de expressar a alegria em ver que os franciscanos estavam novamente marcando presença neste evento de sua diocese.

Para Frei Diego Atalino de Melo, do Serviço de Animação Vocacional, espaços como este não podem deixar de ser marcados pelos franciscanos. “Em tempos de globalização e comunhão, não podemos mais viver isoladamente. É importante ocupar espaços como esse, fazer parceria, conhecer as inúmeras novas comunidades e integrar-se à realidade onde os nossos jovens estão. Precisamos mostrar o nosso rosto franciscano para a juventude, ir ao seu encontro e oportunizar um primeiro contato, esclarecer suas primeiras dúvidas e ajudá-los neste processo de discernimento vocacional, pois é do encontro e da alegre acolhida que pode nascer o desejo de também seguir os passos de Francisco”, destacou o frade que pelo segundo ano consecutivo trouxe a presença franciscana para a Feira Vocacional de Santo Amaro.

Ele também destacou a alegria em poder contar com a parceria das Irmãs Andréa da Luz, Ir. Inês dos Santos do Nascimento e Ir. Isabel Cristina Simeoni, Franciscanas de Ingolstadt, além da presença da Irmã Regina Celi da Silva, que esteve representando Instituto Secular Pequena Família Franciscana.

Além dos frades e irmãs, estiveram presentes as vocacionadas das Irmãs e também os vocacionados do Largo São Francisco, cujo animador vocacional é Frei Alvaci Mendes da Luz. A presença dos jovens vocacionados é uma oportunidade de eles conhecerem a riqueza deste grande jardim que é a Igreja, com a sua grande riqueza de carismas e inspirações, bem como sentirem-se, desde já, membros e pertencentes da Família Franciscana, à qual eles muito bem representaram nesta Feira Vocacional.

Por fim, vale destacar que foram inúmeras moças e rapazes que visitaram o Estande Franciscano e disseram identificar-se com o ideal de vida de Francisco e Clara de Assis, sendo que um significativo número fez a questão de deixar seus contatos para um posterior contato, marcando, assim, o desejo de se aproximarem mais de nossa vida e de nosso carisma Francisclariano.

Irmã Andréa da Luz, Franciscana de Ingolstadt