Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos e Franciscanas em Defesa da Democracia

21/04/2020

Notícias

O Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia, em nota, conclama os irmãos e irmãs em nossas comunidades, paróquias, bairros, cidades e territórios, para que permaneçam alertas e se unam na defesa da Democracia.

Leia a Nota

EM DEFESA DA DEMOCRACIA

O Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia – Sinfrajupe repudia as reiteradas atitudes do Presidente Jair Bolsonaro, que coloca em risco o estado de direito, bem como a saúde da população. No domingo dia 19 de abril, dia do Índio, em manifestação pública, o presidente atentou uma vez mais de forma criminosa contra a democracia brasileira. Em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, Bolsonaro discursou para seus seguidores, que aglomerados pediam o fechamento do Congresso Brasileiro, do Supremo Tribunal Federal e o retorno do “Ato Institucional número 5“ (em 1968, durante a ditadura militar, profundou o estado de exceção, fechando o Congresso Nacional).

Enquanto os manifestantes pediam intervenção militar, Bolsonaro, de forma clara os apoiava, dizendo: “Não queremos negociar nada”.

Desconsiderando a crise que enfrentamos devido ao COVID19, o presidente coloca em risco as instituições democráticas e ameaça direitos fundamentais da população à vida e à saúde. Ele incentiva o fim do isolamento social e o retorno da população às suas atividades, desrespeitando a orientação das autoridades nacionais de saúde, governos estaduais e municipais, e Organização Mundial da Saúde.

Como já reconheceu a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil e um conjunto de entidades democráticas, no documento Pacto pela Vida e pelo Brasil, vivemos “uma grave crise – sanitária, econômica, social e política – exigindo de todos (..) a busca de soluções conjuntas para o bem comum, particularmente dos mais pobres e vulneráveis. O momento que estamos enfrentando clama pela união de toda a sociedade brasileira (…) O desafio é imenso: a humanidade está sendo colocada à prova. A vida humana está em risco.”

Bolsonaro cruzou a linha do tolerável em um regime democrático. Não podemos continuar lidando como se suas atitudes fossem apenas piadas de mau gosto. Ele avança na direção de um golpe na democracia, aprofundando sua necropolítica. Avança em sua agenda contra os direitos humanos e ambientais, em um projeto político econômico de terra arrasada e ultra neoliberal.

No espírito de Justiça, Paz e no cuidado pela vida e pelo planeta conclamamos a família franciscana, para estar atenta aos desdobramentos da situação. Neste momento de distanciamento social e de crescimento exponencial de contaminação e mortes causadas pela pandemia, vamos usar todos os nossos meios, a partir de nossas casas e conventos, nos comunicando com os irmãos e irmãs em nossas comunidades, paróquias, bairros, cidades e territórios, para que permaneçam alertas e se unam na defesa da Democracia.

Paz e Todo Bem!
São Paulo, 20 de abril de 2020

Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia