Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Franciscanos de Vila Velha celebram São Francisco: um exemplo de amor e cuidado com a criação

05/10/2022

Notícias

A Festa de São Francisco de Assis em todo o mundo foi marcada por milhares de manifestações de amor e devoção ao Patrono da Ecologia e Fundador das Três Ordens Franciscanas. Em Vila Velha, Espírito Santo, com muitos vivas, homenagens e louvores, os devotos renderam graças ao Senhor pela intercessão do Pobrezinho de Assis, que é um dos santos mais venerados e queridos, respeitado inclusive em outras religiões. No contexto de guerra e de violência, o santo também é intercessor no apelo pela paz, pela justiça e pela fraternidade.

Para festejar este tão importante santo, os franciscanos, que estão presentes na cidade canela-verde desde 1558, realizaram uma programação especial. Ao longo do dia, fiéis levaram os animais de estimação para a tradicional “bênção dos animais” que acontece sempre no pátio do Santuário do Divino Espírito Santo no Centro de Vila Velha. Os freis se revezaram para atender todo mundo. A atividade teve início às 8h15 e se estendeu até o início da noite.

Em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, o Santuário também realizou uma feira de adoção de cães. Ao todo foram disponibilizados dez cães para adoção na ação pontual, no entanto, há mais de 600 animais esperando um lar. Celso Cristo, diretor de bem estar animal da secretaria de meio ambiete da cidade, enfatizou que o trabalho desenvolvido pela administração municipal é de resgatar animais que foram abandonados nas ruas ou que foram vítimas de acidentes, atropelamentos, entre outras situações. “Nosso objetivo é disponibilizar animais para adoção; esses que foram resgatados pelo bem estar animal da prefeitura numa condição de maus tratos ou de atropelamento, de doença extrema que é o alvo do resgate da nossa prefeitura. Todos os animais que são resgatados pelo município [temos um número próximo de 700 animais resgatados] eles passam por um tratamento médico veterinário numa empresa contratada, ficam alojados até que sejam disponibilizados para adoção. Qualquer pessoa que quiser adotar um animal, seja cão ou gato, pode ir no site da prefeitura de Vila Velha e conferir quais animais estão disponíveis para adoção”, explicou.

O amor de Francisco pela criação era mesmo imensurável, a tal ponto de chamar a criação toda de irmã, como explica o Frei Vanderlei Neves. “São Francisco de Assis é reconhecido por ser o santo protetor dos animais, isso devido a sua profunda relação com toda a criação. Ele enxergava nos animais, no céu, na terra, no mar, como sendo uma criação de Deus, por este motivo, todos nós somos irmãos, de alguma forma temos uma profunda ligação. Seu principal ensinamento é o respeito com toda a criação”, disse o Pároco da Paróquia do Rosário.


Cristian Oliveira