Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades com menos de 10 anos de profissão solene se encontram no México

04/06/2012

Notícias

Guadalajara – Começou neste final de semana na Cidade de Guadalajara, no México, o Capítulo das Esteiras dos Irmãos “Under 10” (com até 10 anos de profissão solene). A Província da Imaculada Conceição participa com dois frades: Frei Daniel Dellandrea, guardião da Fraternidade do Postulantado de Guaratinguetá, e Frei Jorge Paulo Schiavini, pároco e guardião da Fraternidade São Francisco de Duque de Caxias (RJ). Cada província ou custódia foi convocada pela Cúria Geral da Ordem dos Frades Menores a enviar pelo menos um representante a este encontro mundial. Cerca de 150 frades atenderam ao pedido e estão reunidos na Casa de Oracão Nazareth, próxima a Chapala, província de Jalisco, México.
O primeiro capítulo desta categoria foi celebrado em 1995, em Santiago de Compostela (Esp); o segundo foi realizado em Canindé, no Brasil, em 2001; o terceiro aconteceu na Terra Santa, em 2007. Tendo em conta as avaliações muito positivas dos Capítulos já celebrados, o Definitório Geral atual manteve esta experiência, escolhendo a Cidade do México para celebrar este encontro de 2 a 10 de junho. O encontro, que começou na cidade de Guadalajara, vai terminar na Cidade do México, no Santuário de Guadalupe.
O Capítulo é um momento privilegiado para que o Ministro e o Definitório Geral possam escutar a voz dos irmãos mais jovens e conhecer seus sonhos e seus desejos, suas lutas e dificuldades, seus medos e suas esperanças tendo em vista o futuro. “Queremos também que os jovens tenham a oportunidade de escutar o Ministro Geral, com seu Definitório, e que haja um diálogo verdadeiramente fraterno entre todos os participantes”, informa o Ministro Geral, Frei José Rodríguez Carballo.
Acompanhe o Capítulo no site da Ordem: http://www.ofm.org/underten12/under10es.php