Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades, Clarissas e comunidade de Vila Velha celebram com júbilo a conclusão do ano clariano

13/08/2012

Notícias

Frei Walter de Carvalho Júnior

Depois de um dia de visita ao Convento da Penha, passeio de escuna pela baía de Vitória, visita ao Palácio Anchieta – sede de governo do estado do Espírito Santo -, e a outras igrejas do patrimônio histórico da cidade, os frades da UCLAF se uniram aos frades de Vila Velha, aos frades e Irmãs Clarissas de Colatina, à OFS e à animada comunidade do santuário do Divino Espírito Santo para celebrar a conclusão do jubileu dos 800 anos do carisma de Santa Clara.

A solenidade da celebração se confirmou pelo entusiasmo do povo que frequenta o santuário, sempre muito acolhedor e simpático. A liturgia, bem preparada, como costuma acontecer, teve encenação comovente de jovens que retrataram a decisão de Clara em responder ao chamado do Senhor, deixando a casa paterna e a Ele consagrando-se, na Porciúncula, na presença de Francisco e seus primeiros companheiros. Ao final da celebração, a abadessa de Colatina abençoou pães, conforme a tradição, e as irmãs os distribuíram ao povo.

Hoje de manhã, os frades procurarão definir propostas sobre os temas abordados durante os dias de encontro. A conclusão da assembleia da UCLAF está prevista para as 12h00.

CONGO

Na noite de ontem, num momento de confraternização após o dia de trabalho, os participantes da UCLAF receberam a visita da Banda de Congo da Barra do Jucu, do folclore capixaba. No início os frades apenas observavam e apreciavam a música e a batucada.
Depois, aos poucos foram se deixando envolver e vários entraram no ritmo da banda, dançaram e até interagiram com os músicos, assumindo tambores e outros instrumentos.
O dia de hoje será dedicado ao um passeio turístico por Vila Velha. Os frades irão ao Convento da Penha e outros pontos  de Vila Velha, e, por fim, à noite, participarão da Missa em honra de Santa Clara, no Santuário do Divino Espírito Santo.

JPIC

Aos poucos, os Ministros da UCLAF, em estudos de grupo e sessões plenárias, começam a delinear propostas sobre os temas que vêm sendo objeto de reflexão, a serem votadas até o final da reunião, no sábado.

Na foto, o frade do meio é o Fábio L’amour.

Na manhã de hoje Frei Fábio L’amour, em nome do escritório do serviço JPIC (Justiça, Paz e Integridade da Criação) da Cúria Geral expôs reflexão acompanhada da apresentação de iniciativas e desafios desse serviço no âmbito da Ordem dos Frades Menores. Salientou que a vocação profética é elemento primordial da vocação cristã e, portanto, os valores  JPIC não são opcionais em nosso carisma e identidade, mas irrenunciáveis e constitutivos. Mais do que uma tarefa, JPIC é uma espiritualidade que deve permear cada frade menor em sua vida e missão e tem estreito vínculo com a minoridade. O Escritório JPIC tem procurado implementar os mandatos do último Capítulo Geral fornecendo subsídios (dentre os quais o boletim Contato) e favorecendo a formação dos animadores desse Serviço nas diversas entidades. Frei Fábio apresentou as propostas levantadas no Seminário franciscano que aconteceu em parceria com o SINFRAJUP (Serviço Interfranciscano para a Justiça, Paz e Integridade da criação – Brasil) durante a Rio + 20, neste ano.