Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades Animadores da Evangelização com as Juventudes se encontram em Rondinha

09/03/2023

Notícias

Rondinha (PR) – Os frades Animadores da Evangelização com as Juventudes, da Província da Imaculada Conceição do Brasil, estiveram reunidos na Fraternidade Franciscana São Boaventura de Campo Largo (PR), para a primeira reunião presencial do ano, realizada na última terça-feira (7/03). O objetivo foi o de partilhar, organizar e programar as próximas atividades com os jovens franciscanos.

Desde o Capítulo Provincial, realizado em novembro de 2021, estabeleceu-se como uma das prioridades para o sexênio 2022-2027 a proposta de consolidar a Animação Vocacional como responsabilidade de cada frade, Fraternidade e Frentes de Evangelização. Com isso, segundo o Plano de Evangelização da Província, surgiu o mandato de “liberar frades para o SAV distintos dos que trabalhem com as Juventudes, embora possam atuar em consonância”. Desde então, o trabalho provincial com as juventudes, antes ligado diretamente aos coordenadores do SAV, passou a ser um serviço dentro do Secretariado para a Evangelização, com a composição e nomeação de uma nova equipe, a saber: Frei Gustavo Medella, Frei Roger Strapazzon, Frei Gabriel Dellandrea e Frei Augusto Luiz Gabriel.

Para Frei Gustavo Medella, que também acumula o serviço de Vigário Provincial, o retorno dos trabalhos com os jovens neste período pós-pandemia está sendo satisfatório. “A caminhada não ficou largada, não houve retrocesso”, frisou. Para ele, o “Dia de Missão” foi discreto, mas significativo e movimentou muitos jovens em várias fraternidades locais.

Frei Gabriel Dellandrea, que também é Animador Vocacional Provincial, mostra-se feliz e entusiasmado com o retorno das atividades provinciais. Além disso, para ele “a equipe de frades está muito boa, bem integrada, com cada um desempenhando diferentes responsabilidades”, disse.

Os próximos eventos com as Juventudes da Província já estão programados. Em maio, entre os dias 5 a 7, será realizado o “Alverne” em Tanguá (RJ). Depois, nos dias 29 e 30 de julho, a cidade de Vila Velha (ES), será a sede da 11ª da Caminhada Franciscana da Juventude. E em janeiro de 2024, Pato Branco (PR), recebe a 8ª edição das Missões Franciscanas da Juventude, que desde 2020 não acontecem, por razões já conhecidas. Outras atividades estão sendo programadas e assim que estiverem confirmadas serão anunciadas pelas redes sociais oficiais das Juventudes da Província.

Na reunião também foram abordados outros assuntos, como uma maior participação e divulgação da Juventude Franciscana (JUFRA) junto aos frades e jovens da Província. Além disso, destacou-se a necessidade de uma organização no que se refere aos trabalhos de comunicação e divulgação da missão evangelizadora dos jovens nos perfis oficiais das Juventudes da Província, bem como sobre a criação de um acervo digital dos arquivos audiovisuais já produzidos.

Por fim, os frades animadores avaliaram que esse serviço de pequenos e grandes encontros visam oferecer aos jovens um contato maior com o carisma franciscano, com os frades e com experiências de evangelização e Igreja em saída. Deste modo, estas iniciativas não são o carro-chefe da atuação com as juventudes no âmbito local, mas são um apoio para que os grupos possam se encontrar, trocar experiências, conhecerem a realidade provincial e experimentarem a riqueza do movimento franciscano.


Frei Augusto Luiz Gabriel