Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Forquilhinha se despede dos Franciscanos

19/12/2018

Notícias

Depois de 81 anos de presença dos frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus foi entregue à Diocese de Criciúma.

Forquilhinha (SC) – Lágrimas e muita emoção tomaram conta dos fiéis na noite da última segunda-feira (17), na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus,  marcando o dia em que uma história de mais de 80 anos chegou ao fim.

Centenas de pessoas estiveram na Celebração Eucarística, presidida por Dom Jacinto Inacio Flach, bispo da Diocese de Forquilhinha, pelo Definidor Frei João Mannes, que representou o Ministro Provincial, Frei César Külkamp,  que está em viagem à Missão de Angola, e pelo Definidor da Província, Frei Daniel Dellandrea. Presente a última Fraternidade franciscana nesta cidade: o guardião e pároco Frei Ivo Müller, o vigário da casa Frei João Lopes da Silva, os vigários paroquiais Frei Ricardo Backes e Frei Osvaldo Lino Luiz.

Além dos frades da casa, outros que por ali já passaram também vieram prestigiar as homenagens, entree eles: Frei Jacir Antonio Zolet, Frei Fabiano Kessin, Frei Tarcísio Theiss (ex-paroco), Frei José Boing (ex-pároco),  Frei Nilton Decker, Frei Flávio Malta, Frei Evandro Balestrin, Frei Roberto A. Pereira e Frei Carlos Ignácia.

“Meu sentimento é de gratidão a Deus por me favorecer esta rica experiência como pároco de Forquilhinha por três anos. Foi um aprendizado junto ao povo de Deus, tanto na rede de comunidades que procuramos articular como nas celebrações, nos momentos de capacitação das lideranças, nas visitas aos enfermos e casas,  nos momentos fraternos e festivos. Somos muito gratos ao povo de Forquilhinha que não nos deixou faltar nada, inclusive partilhando pães, bolachas, ovos, carnes e frutas como expressão do amor por eles. Que Deus vos abençoe e vos guarde!”, agradeceu Frei Ivo.

O ex-Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, em nome de todos os frades enviou sua mensagem de agradecimento ao povo de Forquilhinha, que muito bem acolheu aos frades e que hoje com aperto em seu coração devolve a Paróquia à Diocese

“Por 81 anos, a Província manteve a presença dos Frades Menores em Forquilhinha. Neste final de ano, diante da necessidade do nosso redimensionamento, particularmente pela diminuição de vocações e a urgência de fortalecer nossas Frentes Missionárias, não sem dor no coração, estamos devolvendo a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus aos cuidados da Diocese de Criciúma”, explicou Frei João Mannes,  representante do Ministro Provincial.

“É um misto de gratidão mas também de perda, de vazio”

Dom Jacinto abriu mão de sua reflexão após o Evangelho para que irmã Beatriz Hobold pudesse expor em palavras o sentimento, acima de tudo de gratidão, aos frades,  que vão deixar saudades.

“Despedimos com um sentimento de perda, de vazio. Tenho certeza que cada um de nós está sentindo esse vazio  no coração com a saída desses nossos amigos. Todos nós, forquilhinhenses, fomos batizados e criados dentro do carisma franciscano, uma marca indelével dentro de nós. Esse carisma fundamentou nossos princípios e convicções, formando esta base sólida que não se consegue derrubar. Graças a Deus e a São Francisco! Eu sempre brinco dizendo que, bem antes de ser Irmã Escolar de Nossa Senhora, já era franciscana. Por tudo isso e muito mais, lamentamos profundamente a saída dos Frades de nosso município, Paróquia e cidade. Talvez seja bom dizer que isso não se refere especialmente a um ou a outro dos frades, mas sim a todos da Província Franciscana da Imaculada que tivemos o privilégio de conhecer e conviver. Cada um com sua especificidade conseguiu deixar rastros muito claros de São Francisco no meio de nós”, completou emocionada  a irmã.

“E agora?”

“Agora a palavra de gratidão aos confrades Frei Ivo, Frei João, Frei Osvaldo Lino  e Frei Ricardo que, com serenidade e diálogo, conduziram o trabalho de confiar a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Forquilhinha aos cuidados da Diocese de Criciúma. Sabemos que o carisma de São Francisco continua presente na vida e no coração das pessoas, particularmente pela presença das Irmãs Franciscanas e da Ordem Franciscana Secular. Que o Senhor abençoe a todos! E, com as preces de São Francisco, concluo minha singela mensagem: ‘Altíssimo, Onipotente e bom Senhor, teus são o louvor, a glória, a honra, e toda benção… Louvai e bendizei a meu Senhor, e dai-lhe graças, e servi-o com grande humildade’, destacou Frei Fidencio Vanboemmel, que acompanhou como Ministro Provincial todo o processo de entrega da Paróquia à Diocese.

A última Fraternidade em Forquilhinha: Frei Osvaldo, Frei Ricardo, Frei Ivo e Frei João (esq. para dir)

“Leva-me aonde os homens necessitem Tua palavra, necessitem de força de viver
onde falte a esperança, onde tudo seja triste simplesmente por não saber de Ti”

Com esta bela canção, jovens da Pastoral da Juventude também expressaram todo seu carinho aos Franciscanos, que, com seu carisma, deixaram um legado e, com certeza, um ensinamento de humildade, coragem e esperança não somente aos jovens mas a todo povo de Forquilhinha.

Além da juventude, representantes das comunidades e do Poder Público também não deixaram passar em branco a passagem desse povo tão sincero e perseverante que carrega consigo o carisma de São Francisco de Assis, prestando uma homenagem de forma simples, assim como o sentimento que eles carregam: a humildade.

Morgana Tomazi, coordenadora Pastoral da Juventude: A juventude da Paróquia Sagrado Coração de Jesus agradece imensamente a presença dos franciscanos pelo tempo que aqui permaneceram. Através da missão de vocês, conhecemos o rosto de Jesus. O trabalho por aqueles que mais precisam será um dos ensinamentos que permanecerá em nossa Paróquia.

Rafael Amboni Machado, coordenador de Catequese: Durante todos esses anos, a presença dos franciscanos na catequese nos ajudou como catequistas no ensinamento da acolhida e humildade. Com certeza, nossa Paróquia terá sempre um viés franciscano.
Neusa Tiscoski, coordenadora Lareira: O movimento Lareira foi idealizado e construído, em Lages, por franciscanos e trazido para Forquilhinha há 40 anos. A sua continuidade tem sido relevante na caminhada evangelizadora,  familiar e comunitariamente.  Nossa gratidão a todos franciscanos que por nossas vidas passaram deixando um pouco de São Francisco. Desejamos Paz e Bem em suas vidas!

Mariane Rodrigues, jovem participante das Missões Franciscanas: Depois que você conhece o carisma franciscano,  jamais consegue esquecer ou deixar de vivê-lo. Alguns jovens de nossa Paróquia tiveram a honra de vivenciar esse carisma ainda mais profundamente participando das Missões Franciscanas que acontecem todo ano, e a paixão foi ainda maior. Independentemente de a Paróquia não pertencer mais a essa Província da Imaculada, ela permanecerá em nossos corações e vamos continuar nos encontrando nas Missões pelo Brasil afora. E como aprendemos nas Missões: “Eu sou Franciscano, com muito orgulho, com muito amor!”

Câmara também presta última homenagem aos Franciscanos

Na noite da última quarta-feira (19), a Câmara de Vereadores de Forquilhinha também prestou uma homenagem em Sessão solene realizada como forma de agradecimento por tudo que os Freis fizeram por Forquilhinha e por todo legado que aqui deixaram.

Mariane Rodrigues, especial para este site