Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Filho Pródigo” é tema de Retiro Universitário da USF

07/10/2019

Notícias

 

A Pastoral Universitária da Universidade São Francisco (USF) promoveu, no sábado, 5 de outubro, o 6º Retiro Universitário na Fazenda Santa Cristina em Bragança Paulista. O tema central do encontro foi “A Volta do Filho Pródigo”, com momentos de estudo do tema bíblico, reflexão individual e muita convivência fraterna.

O mestre em espiritualidade franciscana, Frei Vitório Mazzuco, dirigiu o retiro, levando a uma meditação que perdoar é devolver os dons. “Perdoar, mais do que desculpar, reconciliar, eximir da culpa, significa: devolver os dons, mostrar quem e o que se é, mostrar as forças dos valores que nos habitam”. Também ressaltou a importância do abraço, tão significativo e simbólico dentro da parábola do Filho pródigo, afirmando que “um abraço transmite força na hora da fragilidade, o abraço é uma bênção, um abraço de perdão perdura para sempre”. Por fim, possibilitando um momento de reflexão pessoal, convidou os participantes a examinar e se ler em cada um onde está o filho mais novo, o filho mais velho e o pai pleno de prodigalidade e misericórdia.

O encerramento do retiro foi através da celebração da Santa missa, presidida por Frei Alvaci Mendes da Luz, que enfatizou em sua homilia o grande protagonismo do Pai, com o seu abraço acolhedor e atitude de misericórdia. Também ressaltou a importância do retiro, através do retirar-se a um lugar como a fazenda para refletir estar em contato com a natureza.

“O retiro foi maravilhoso, as leituras, reflexões intercaladas com cânticos e momentos de partilha tornaram a convivência desse Retiro muito proveitosa, impossível sair dele igual entramos, uma das muitas lições que pudemos tirar do tema é que existe um Pai muito amoroso sempre à espera do nosso retorno quando Dele nos afastamos”, avaliou Leandro Tavella, aluno do 10º semestre de Direito.

“Foi muito bom participar do retiro. Um dia para refletir, contemplar, conhecer a si e as outros. Gratidão!”, observou Nádia Nara de Godoy Pezendi, aluna da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação.

Para Giovanna Catarochi Pedrialli, aluna do 10º de Arquitetura e Urbanismo, o retiro universitário foi muito especial. “Foi muito bom ouvir e refletir sobre a parábola do filho pródigo, o perdão e misericórdia de Deus. Ainda mais em lugar tão lindo e em contato com a natureza!”.

Pastoral Universitária