Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

FFB: um jeito franciscano de viver a fé

20/09/2013

Notícias

ffb_jornada_franciscanos.org.br

Por Moacir Beggo

São Paulo (SP) – Todo ano, a Família Franciscana do Brasil, através do seu Regional de São Paulo, reserva uma data para se encontrar. Trata-se de um momento de reflexão e confraternização de religiosas e religiosos de todas as Ordens e Congregações que seguem o carisma franciscano, além de reunir um grande número de leigos e leigas da Ordem Franciscana Secular, da Juventude Franciscana (Jufra) e de todos os simpatizantes de São Francisco de Assis e Santa Clara.

Neste domingo, 22 de setembro, todo mundo está convidado para esta grande festa da Família Franciscana no Colégio Nossa Senhora Aparecida (CONSA), em Moema, na capital paulista.

O encontro começa às 8h30 com a Celebração Eucarística, que já dá início à reflexão do tema “Um jeito franciscano de viver a fé”, tendo em vista o Ano da Fé, que vai terminar no próximo dia 24 de novembro e está sendo celebrado desde o dia 10 de outubro do ano passado, quando foi convocado pelo Papa Emérito Bento XVI com a Carta Apostólica Porta Fidei. Este ano jubilar faz parte das celebrações dos 50 anos do início do Concílio Ecumênico do Vaticano II, anunciado e iniciado pelo Papa João XXIII.

O desenvolvimento do tema estará a cargo de Frei Vitório Mazzuco, professor do Instituto Franciscano de Teologia de Petrópolis (RJ), especializado em espiritualidade franciscana. Segundo Frei Vitório, a Jornada é um momento único de reunir todos aqueles que realmente amam este carisma e procuram iluminar as suas práticas a partir desta inspiração.

A primeira Jornada Franciscana realizou-se por ocasião do 8º Centenário do Nascimento de São Francisco de Assis. São 32 anos ininterruptos de encontros e de reflexão sobre a presença Franciscana em São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Tema: UM JEITO FRANCISCANO DE VIVER A FÉ

Assessoria: Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM
Data: 22 De Setembro de 2013
Horário: Das 8h00 às 16h00
Local: Colégio Nossa Senhora Aparecida (CONSA) – Avenida Juriti, 368 – Moema/SP

PROGRAMAÇÃO

08h00 – Café
08h30 – Celebração Eucarística
09h45 – Pequeno intervalo
10h00 – 1ª parte da palestra de Frei Vitório
11h30 – 2ª parte da palestra de Frei Vitório
12h30 – Almoço
13h30 – Retorno aos trabalhos
14h30 – Apresentação teatral (OFS) e Oração final