Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa em Angola: 25 jovens renovam os votos

08/12/2018

Notícias

Frei Crisóstomo Pinto Ñgala

Luanda (Angola) – Na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, em Luanda, capital de Angola, 25 frades renovaram os votos de profissão temporária. A renovação se deu durante a Missa matinal, presidida por Frei José António dos Santos, presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola, no Mosteiro Sagrado Coração de Jesus das Irmãs Clarissas.

A Missa foi concelebrada por Frei João Alberto Bunga, vice-mestre dos Frades estudantes, por Frei André Luiz, assistente das Clarissas, e por Frei João Canjenjenga, em representação dos Frades da Fraternidade de Viana, Nossa Senhora da Porciúncula.

Além das Irmãs Clarissas que animaram a Missa, participaram da celebração de renovação os irmãos da Ordem Franciscana Secular, ex-frades e vários fiéis de movimentos e grupos apostólicos marianos.

Já no início da Missa, Frei José expressou sua alegria por aquela Eucaristia em honra da Imaculada Conceição, na qual 25 frades renovariam sua profissão religiosa franciscana.

No momento da pregação, o presidente fez referência ao ‘sim’ de Maria e explicou, em detalhe, o simbolismo das cores na iconografia clássica das imagens de Maria. Em seguida, Frei José disse que “em Maria, Deus vem ao nosso encontro e, em Jesus, o Divino se reveste do humano”.

Sobre a renovação, o presidente da Fundação esclareceu que os 25 jovens frades, diante do altar e do povo de Deus, mais uma vez pedem que querem viver a obediência, a castidade e sem nada de próprio. A eles, exortou que se inspirem no ‘sim’ de Maria e santifiquem com sua presença os lugares onde forem chamados a estar, como estudo, pastoral, serviço a Deus e aos irmãos.

Finalmente, disse que “Deus intervém na história da humanidade e concretiza a oferta da salvação. Nós somos os instrumentos de Deus, cada um de nós, pelo batismo ou pela consagração”. Por isso, a todo o povo pediu que rezassem pelos frades que renovam os votos para que Deus lhes dê a graça da paz e da perseverança.
Terminada a homilia, Frei João Bunga chamou cada frade professando. Segundo o rito de renovação, para louvor e glória da Santíssima Trindade, cada um disse o próprio nome, movido por inspiração divina, e a seguir mais de perto o Evangelho, perante os irmãos presentes, renovou o voto a Deus de viver por mais um ano, em obediência, sem nada de próprio e em castidade.

Ao mesmo tempo, cada um prometeu observar fielmente a vida e a Regra dos Frades Menores confirmada pelo Papa Honório. Todos decidiram entregar-se de coração a esta Fraternidade para que, pela ação do Espírito Santo, a exemplo da Imaculada Virgem Maria, por intercessão de São Francisco e com ajuda dos Irmãos, possam chegar à perfeição da caridade no serviço de Deus, da Igreja e da humanidade.

O presidente da FIMDA, em nome do Ministro Provincial, Frei César Külkamp, e da Igreja, disse que se cada um viver fielmente a vida evangélica, receberá a assistência da graça de Deus e a recompensa na glória do Reino.

Terminada a cerimônia, cada frade ganhou um Tau da Abadessa do Mosteiro, Madre Anuarite. Esta, em nome de todas Irmãs Clarissas, desejou os parabéns e encorajou-os a serem firmes.

Além dos 25 frades que renovaram os votos em Luanda, por causa da dificuldade de deslocamento até Luanda, por motivos relacionados ao visto, Frei David Belineli renovou em Kibala (Kwanza Sul) e Frei Hebert Senra Inácio, em Malanje.

Destaque-se que antes do dia da renovação, os frades, em Luanda, tiveram um retiro de preparação que terminou na noite do dia 7 de Dezembro. O retiro teve por base a Exortação Apostólica Pós-Sinodal ‘Vita Consecrata’ do Papa João Paulo II. Ao longo do retiro, meditaram em torno dos conselhos evangélicos e do episódio da sarça ardente, Êxodo 3. Os frades foram provocados a refletirem em torno do seu testemunho, e de alguns perigos a evitar, como a vida dupla.

VEJA MAIS IMAGENS