Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa de São Francisco de Assis na Paróquia São Luiz Gonzaga

04/10/2021

Notícias

As comemorações a São Francisco de Assis na Paróquia São Luiz Gonzaga, em Xaxim (SC), tiveram início no sábado (02/10), às 8h30 e 10h30 com a bênção dos animais. Frei Jacir Zolet e Frei Alan Maia realizaram a bênção em frente ao estacionamento da secretaria paroquial durante a manhã. Cachorros, gatos, passarinhos, jabuti foram abençoados pelos freis.

Neste ano, o sábado à noite ficou marcado pela missa italiana. Com início às 19h, a celebração foi presidida por Frei Genildo Provin e concelebrada por Frei Gilson Kammer. O coral italiano Della Aurora foi o responsável pelos cantos. A santa missa foi toda rezada em italiano. Frei Genildo, destacou a alegria de estar presidindo a celebração em italiano e de lembrar sua descendência e o dialeto usado pelos seus pais, avós e por ele ao longo desses anos. Um pequeno cenário com objetos antigos como o tacho, a colher da polenta, o rádio, o trigo, o vinho e objetos pessoais de famílias italianas foi montado ao lado do altar.

No domingo na missa das 19h, os fiéis puderam assistir à encenação do Trânsito de São Francisco. A celebração teve a presença do pároco Frei Gilson Kammer, do guardião Frei Vanderlei da Silva Neves e do vigário paroquial Frei Jacir Antônio Zolet. A Pastoral da Juventude foi responsável por apresentar aos que estavam na igreja, aos que acompanhavam pelas redes sociais da Paróquia a história da morte de São Francisco de Assis. Durante 45 minutos de encenação, o povo de Deus pode acompanhar os últimos momentos de vida de Francisco, a sua doença, a estigmatização, a partilha com os pobres e a preocupação com o próximo.

Para o pároco Frei Gilson Kammer, este momento faz com que possamos enxergar a nossa vida e seguir o exemplo de São Francisco. “Que possamos seguir os passos de São Francisco de Assis, desde o momento de sua conversão que foi representada aqui pelo encontro com o leproso e no encontro com o crucifixo de São Damião. O encontro com a cruz, a eucaristia”, disse o Frei.

Conforme o sacerdote, a mensagem do Trânsito de São Francisco é de que tenhamos uma vida de fé, na comunidade, na paróquia e com nós mesmos. “Que possamos viver como São Francisco com simplicidade e humildade, mas principalmente com muita fé”, afirmou o pároco.

Nesta segunda-feira (04/10), dia de São Francisco de Assis, a Paróquia celebrou com a bênção dos animais, às 17h, e Santa Missa às 19h. Após a celebração, os fiéis são convidados a levar um prato de doce ou salgado para partilharem juntos no salão paroquial.


Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga