Festa de São Francisco de Assis em Xaxim
05/10/2023
As festividades em honra a São Francisco de Assis tiveram início no domingo (01/10), na Paróquia São Luiz Gonzaga com início do tríduo e encenação do teatro relembrando momentos da vida do Santo e os 800 anos do presépio de Greccio.
Na segunda-feira (02), segundo dia do Tríduo um dos animadores do Laudato Si’ de Xaxim apresentou à comunidade presente e aos que acompanhava pelas redes sociais o que é o movimento pela Casa Comum e quais os trabalhos desenvolvidos como animador na Paróquia.
A terça-feira (03), terceiro dia do tríduo foi relembrada a vida de São Francisco e os ensinamentos que ele deixou para cada pessoa. A quarta-feira (04/10), dia de São Francisco, iniciou com a bênção dos animais, o dia foi marcado pela chuva em Xaxim, mas não desaminou os fiéis a trazerem seus animais. Foram seis horários iniciando as 8h da manhã e com a última bênção após a Santa Missa, às 20h.
Em sua homilia Frei Jacir Zolet exaltou os 10 ensinamentos de São Francisco com base no artigo publicado pela Diocese de São João Del Rei:
1. Viver despojado
São Francisco de Assis abriu mão de tudo o que possuía e descobriu no despojamento seu caminho para a liberdade. Trata-se de saber viver com pouco e usar bem o que se tem (inclusive o dinheiro). É buscar o essencial, despojar-se de tantas coisas supérfluas e inúteis que acabam nos sufocando.
2. Respeitar a natureza
Conhecido como protetor do meio ambiente e dos animais, Francisco nos recorda mais do que simplesmente não cortar árvores: é ser corresponsável por nossa “casa comum” e saber encantar-se com sua beleza e seu Autor.
3. Não ao desperdício
Como recorda o Papa Francisco, “o alimento que jogamos fora é como se o tivéssemos roubado da mesa de quem tem fome”. O Pobre de Assis nos ensina que é preciso ter a coragem de “andar contra a corrente do provisório, da superficialidade e do descartável”.
4. Consciência solidária
Viver despojado, respeitar a natureza e não desperdiçar os bens tem também esta dimensão solidária. Francisco orientava os outros frades a cuidarem uns dos outros “como uma mãe” (e como faz uma mãe, guardar o melhor para o filho!). Tudo o que lhes era doado era repartido também com os pobres.
5. Fiel ao que acredita
São Francisco viveu em um tempo turbulento da história da Igreja e soube reformá-la sem abandoná-la. Em momentos de crise, não devemos abandonar aquilo que acreditamos ou aqueles que amamos. Isso sim muda o mundo! Esta é a verdadeira revolução!
6. Perdoar sempre
Francisco dizia que Deus não havia encontrado nenhum pecador mais vil e insuficiente do que ele, e Deus então o escolheu! A consciência de ter sido largamente perdoado nos ajuda a perdoar também. Conta-se também que um dia, ao ouvir irmãos que falavam mal de um terceiro, Francisco repreendeu-os e recomendou que, ao invés de expô-lo ao frio da impiedade e julgamento, deveriam cobri-lo com o cobertor do amor discreto e compassivo, que crê e espera sua conversão e suporta suas fraquezas. Afinal, somos todos necessitados de perdão!
7. Ter amigos
“Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro” (Eclo 6,14). Um dos tesouros de Francisco era a fraternidade. Muitos de seus amigos, como também Clara de Assis, também o seguiram na via da pobreza. Rapazes e moças queriam encontrar a alegria e a paz que estranhamente invadia aqueles pobres frades. A amizade brota quando compartilhamos o que existe de mais belo na vida.
8. Uma coisa de cada vez
Francisco dizia: “Faça poucas coisas, mas as faça bem.” Isso é muito útil particularmente hoje, onde dividimos nossa atenção com tantas coisas ao mesmo tempo. Nunca tivemos tantos amigos e seguidores, e nunca sofremos tanto com a solidão. Falando em desconexão, Santa Clara de Assis (amiga de Francisco) é a padroeira dos meios de comunicação e pode nos ajudar também a usá-los bem!
9. Viver agradecido
Uma das maiores marcas de Francisco era sua alegria e gratidão. Agradecia por tudo, agradecia a todos, inclusive a quem lhe negava um farelo de pão. Ninguém tira a paz de quem tem descobriu a verdadeira felicidade!
10. Saber olhar pro céu
Francisco costumava deitar na grama e admirar o céu. Precisamos sair um pouco da vida virtual para contemplar aquilo que há de mais belo ao nosso redor. Olhando para o céu, Francisco contemplava o infinito e o seu Criador. Mesmo nas grandes cidades, há sempre uma brecha para ver o azul, então vale uma pausa todo o dia!
Neste ano, a celebração de São Francisco de Assis marcou a renovação das promessas dos Frades. Frei Gilson Kammer e Frei Jacir Zolet renovaram as promessas perante a Comunidade que estava na igreja Matriz e acompanhava pelas redes sociais.
Camila Mendo e Guilherme (fotos), pela Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga.