Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Festa de Santo Antônio 2022: o sabor do recomeço

14/06/2022

Notícias

Apesar de estar em sua 340ª edição, a Festa de Santo Antônio 2022 adquiriu o tom de recomeço marcado por muito trabalho e grandes expectativas. Depois de dois anos (2020 e 21) que não pôde ser realizada presencialmente, era chegada a hora de anunciar com solenidade ao povo devoto do Rio de Janeiro que o Convento Santo Antônio estava de novo com as portas abertas para acolher o povo. Frades, funcionários, voluntários, benfeitores se desdobraram para oferecer o melhor a todos que viessem prestar sua homenagem e “matar a saudade” de “Santo Antônio do Largo da Carioca”.

Com uma segunda-feira de “trégua” após um fim de semana chuvoso, a partir das 6h, quando foi celebrada a primeira missa do dia, o povo veio chegando, a princípio timidamente. Após a celebração, os voluntários e colaboradores foram tomando seus lugares, conforme organizado previamente, a fim de receber o público que, a partir das 8h, começou a ficar cada vez mais numeroso, alcançado a marca de milhares de pessoas. Pelas históricas escadas, cada um trazia sua própria história, subindo mais ou menos devagar, com mais mobilidade ou certa dose de sacrifício, mas igualmente desejosos deste reencontro, com Santo Antônio, com os frades, com os irmãos e irmãs na fé, com o Convento.

No alto, além do belo panorama do Centro, a acolhida de um ambiente preparado para que todos se sentissem abraçados pelo “dono da casa”: as bandeirinhas coloridas, a bela imagem de Santo Antônio exposta no pátio, as barraquinhas e todo o esquema montado. Destaque para a presença dos frades que vieram para reforçar a Fraternidade local no trabalho de acolhida e bênção. Além dos frades da casa, os estudantes de Teologia, de Petrópolis, os confrades da Fraternidade Nossa Senhora da Boa Viagem, da Rocinha, (Frei Anônio Michels e Frei Sebastião Kremer) a dupla do Serviço de Animação Vocacional (Frei Jeâ Andrade e Frei Gabriel Dellandrea), Frei Vitório Mazzuco, de Itatiba, e Frei José Clemente Müller, pregador da Trezena, se revezaram para conduzir as celebrações, oferecer as bênçãos individuais, aspergir com a água benta, distribuir os pãezinhos de Santo Antônio e manifestar o rosto da acolhida franciscana a quem veio homenagear o querido “Frei Antônio”. Uma rede de supermercados doou 20 mil pequenos pães para serem distribuídos: sobrou nenhum.

O tema da Festa deste ano, “Nosso querido Santo Antônio da Cidade Maravilhosa”, também inspirou ânimo e alegria, revelando que, presente na cidade neste Convento de 414 anos, Santo Antônio, além de Pádua e de Lisboa, é também do Largo da Carioca. A cobertura intensa dos meios de comunicação conferiu um colorido especial à Festa. Relatos e reportagens cheios de sabor e emoção ajudaram a traduzir a importância e a grandiosidade deste reencontro entre Santo Antônio e o povo devoto. Gratidão especial a todos os veículos que marcaram presença na festa e a levaram a tantos ouvintes, leitores, telespectadores e internautas.

A parte gastronômica também teve espaço: apesar das filas um pouco longas, todos se dispuseram com paciência a fim de garantir sua porção das delícias da festa: pastel, caldo de ervilha, canjica, cachorro quente circularam no cardápio deste dia especial. Além é, claro, do tradicional bolo de Santo Antônio, com mil medalhinhas espelhadas entre a massa e recheio. Não sobrou nada, atestando que o povo provou e aprovou. Gratidão aos voluntários que prestaram este serviço com amor e dedicação.

A Festa de Santo Antônio 2022 deixou um rastro de esperança. Certamente foi ocasião de reacender no coração de tantos a certeza de que jamais estiveram a sós e que novamente a presença do Convento e da Fraternidade Franciscana na vida de cada fiel devoto segue próxima, vigorosa e repleta das melhores expectativas.


Frei Gustavo Medella