Festa de Frei Galvão 2025 tem início em Guaratinguetá com convite à paz e ao cuidado da criação
16/10/2025

As celebrações da Festa de Frei Galvão 2025 começaram nesta semana, reunindo devotos de Guaratinguetá (SP), onde está o Santuário dedicado ao primeiro santo brasileiro, e de outras cidades do Vale do Paraíba. A programação começou com um momento marcante de fé e comunhão: a Missa de Envio, realizada na noite do dia 14 de outubro, que reuniu os voluntários dispostos a servir com alegria e dedicação nesta grande celebração.
Dirigindo-se aos presentes, Frei Diego Atalino de Melo, reitor do Santuário, convidou todos a manterem o espírito de união, oração e amor concreto em cada gesto de serviço, lembrando que cada missão é expressão viva do Evangelho em ação. “Ser voluntário é abraçar a missão de servir com o coração, levando acolhimento, esperança e fé a cada pessoa que cruza o caminho do Santuário”, salientou o frade.
Nesta quinta-feira, 16 de outubro, os devotos de Frei Galvão passam a acompanhar a novena em louvor ao santo. A programação começou logo cedo, às 5h, com a Peregrinação da Casa do Frei Galvão; às 7h, foi celebrada a Missa de acolhida dos peregrinos e da Relíquia; ao meio-dia, os fiéis participaram de mais uma celebração; e, às 15h e às 19h30, todos poderão acompanhar a Missa da Novena. Neste primeiro dia da novena, o presidente da celebração noturna será o presbítero Mauro Vilela, CssR, da Rede Aparecida.
Até o dia 25 de outubro, dia da Solenidade de Frei Galvão, a programação do festejo será intensa. No entanto, os devotos poderão acompanhar as atividades até o dia 30 de outubro, quando será feita a entronização de 12 imagens do santo nas capelas ao longo do Caminho da Fé e bênção das placas de sinalização de Frei Galvão ao longo do caminho, no bairro Gomeral.
Confira a programação em: https://festa.santuariofreigalvao.com/
O evento religioso e cultural promete ser a maior edição de sua história, com previsão de receber cerca de 100 mil fiéis e visitantes ao longo dos dias de celebrações e atividades culturais. Em 2024, a festa atraiu 60 mil pessoas. “Nosso desejo é que a Festa de Frei Galvão ultrapasse as fronteiras da cidade e se consolide como um grande evento nacional, valorizando nossa fé e nossa cultura”, afirmou Frei Diego.
Acompanhe a novena pela TV Web Frei Galvão: https://www.youtube.com/c/TVFREIGALV%C3%83O
Tema e inspirações para a Festa de Frei Galvão
Com o tema “Com Frei Galvão cultivemos a Paz com toda a criação” e o lema inspirado na passagem do Evangelho “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos do Altíssimo” (Mt 5,9), os filhos e filhas de Deus são convidados a refletir, durante a novena e as celebrações, sobre aspectos da vida, da caridade e do amor de Deus por todas as suas criaturas.
Seguindo os passos de São Francisco de Assis, assim como fez Frei Galvão, a Festa de 2025 destacará a íntima conexão entre paz, fraternidade e cuidado da criação. Frei Galvão, reconhecido como o “Homem da Paz e da Caridade” desde sua beatificação, em 1998, por São João Paulo II, é exemplo de vida pacificadora, caridosa e profundamente enraizada na espiritualidade franciscana.
A escolha da temática deste ano foi iluminada por duas comemorações que marcam 2025: os 800 anos do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis, e os 10 anos da Encíclica Laudato si’, do Papa Francisco. Ambos os textos convidam à contemplação e ao respeito pela criação, elementos centrais da espiritualidade franciscana, vividos com intensidade por Frei Galvão.
O Cântico das Criaturas, também conhecido como Cântico do Irmão Sol, exalta a beleza e a harmonia da criação como expressão do amor divino. Esse louvor ecoa na proposta da Festa: viver em paz com o próximo, com Deus e com toda a criação.
Um hino que nasce da espiritualidade da Paz
Em sintonia com esse espírito, o Santuário também preparou o hino oficial da Festa de Frei Galvão 2025, inspirado nos ensinamentos do Cântico das Criaturas e na famosa Oração da Paz, atribuída a São Francisco de Assis:
“Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz…”
A oração, conhecida mundialmente, reforça o chamado para sermos instrumentos da paz onde houver ódio, discórdia, tristeza ou desespero. É esse espírito que se deseja vivenciar e propagar durante toda a programação da Festa.
Para aproximar ainda mais os devotos das reflexões e da programação litúrgica da festa em louvor ao santo, o Santuário disponibilizou subsídios pastorais e litúrgicos para a celebração do dia 25 de outubro, que podem ser utilizados por paróquias, comunidades e fiéis devotos. Esses materiais trazem:
Livro de cantos próprios para as celebrações
Novena de Frei Galvão
Hino Oficial da Festa (formato PDF e aúdio)
Hino Oficial disponível também no canal TV Frei Galvão (YouTube)
Clique para acessar os subsídios: https://drive.google.com/drive/folders/1KiA45GAo3l7B11m9KB57Nc7YYHUB8BGY
Paz e Bem: saudação e missão
A saudação “Paz e Bem”, tão presente na vida e nos encontros franciscanos, será um dos gestos concretos de acolhida a todos os devotos que visitarão o Santuário. Acredita-se que Frei Galvão assim saudava os irmãos e irmãs que cruzavam seu caminho. É também um convite para que, ao celebrarmos sua memória, sejamos construtores da verdadeira paz , aquela que nasce do diálogo, da partilha, do perdão e da fraternidade com toda a criação.
Que o Espírito Santo fortaleça e inspire todos os devotos de Frei Galvão nesta bela caminhada de fé, esperança e caridade.
Adriana Rabelo Rodrigues.
Fonte: https://www.santuariofreigalvao.com/












