Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Feridas e esperanças: temas centrais dos debates

23/08/2018

Papa Francisco

familia_230818 830
Cidade do Vaticano – Realiza-se em Dublin o Encontro Mundial das Famílias 2018. Na terça-feira à noite (21/08) foram realizadas as cerimônias de abertura, simultâneas com 26 dioceses da Irlanda, e a partir de quarta-feira, até esta sexta-feira realiza-se o Congresso Pastoral inspirado na Exortação Apostólica pós-Sinodal Amoris Laetitia. Partindo dessa Exortação estão sendo feitas reflexões, confrontos e projetos.

Dom Eamon Martin, arcebispo de Armagt, Primaz da Irlanda e presidente da Conferência Episcopal Irlandesa, iniciou os trabalhos com um primeiro encontro sobre um tema complexo mas ao mesmo tempo estimulante: como ensinar as famílias a redescobrir a fé e comunicá-la às novas gerações, consequentemente à sociedade.

Já para a vice-presidente do Fórum Nacional Italiano das Famílias, Emma Ciccarelli “este encontro é uma bênção. Uma ocasião para centralizar novamente o valor da família, assim como nos pediu o Papa Francisco na sua videomensagem. Aqui na Irlanda, – disse ela – percebe-se o quanto seja urgente essa exigência. Andando pelas ruas, me dei conta da grande quantidade de jovens, a eles deve ser direcionada a nossa mensagem de esperança para a família”.

Encontros e debates
O programa das atividades do Congresso tem uma sequência de mesas redondas, painéis e testemunhos não apenas sobre o papel da família na sociedade de hoje e sua articulada relação com a Igreja, mas também sobre as múltiplas feridas da família. Ciccarelli evidencia: “Os temas de discussão abordam o dia a dia. São feitas reflexões sobre famílias refugiadas, sobre o problema do abismo digital entre as gerações, sobre as dificuldades do matrimônio. Não são somente temáticas ideológicas, mas também concretas, podemos dizer pastorais. Dão sua própria contribuição, com seu testemunho, vários casais e jovens que passam por estes problemas”.

Educação e eucaristia, verdadeiro motor do encontro
Não falta também a oração. Na realidade, pode-se dizer que a oração é o verdadeiro motor deste Encontro Mundial. Foram montadas duas grandes áreas dedicadas à oração comunitária e pessoal, e à adoração eucarística. Todos os dias, às 16h30, é celebrada uma Santa Missa.

Papa encerra o evento
A chegada do Papa Francisco à capital irlandesa está prevista para a manhã de sábado. Após encontros diplomáticos e com população em situação de rua, o Pontífice participa do Festival das Famílias, um grande momento de shows e testemunhos no estádio Croke Park.

No domingo, na parte da manhã a oração do Angelus no Santuário de Knock e na parte da tarde o Santo Padre preside a Eucaristia de encerramento no Phoenix Park, onde são esperadas 500 mil pessoas. No final da celebração será anunciada a sede do próximo Encontro Mundial.


Fonte: Vatican News