Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

FAVs têm 18 jovens na etapa do aspirantado

20/02/2015

Notícias

amparo

Pelo 5º ano consecutivo, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil  tem a alegria de acolher nossos jovens aspirantes nas Fraternidades de Acolhimento Vocacional (FAV) (na foto acima a Fraternidade de Amparo), cujo objetivo é propor ao jovem o acompanhamento e o discernimento vocacional, através da experiência concreta do nosso carisma na perspectiva do “Vinde e Vede” (Jo 1,39).

Partindo do princípio de que a melhor animação vocacional consiste no testemunho alegre da radicalidade de nossa vida franciscana, através da oração, da devoção e da vida em fraternidade e em minoridade, a cada ano o Governo Provincial, com seu Definitório, nomeia diferentes fraternidades para acolher e acompanhar os aspirantes durante o primeiro semestre do ano. Além da FAV, todas as fraternidades da Província são chamadas a colaborar no acompanhamento dos jovens, proporcionado períodos de convivência e formação.

Neste ano, 18 jovens iniciarão esta etapa de discernimento (veja quadro) até julho. A segunda etapa do Aspirantado se dará no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga, no segundo semestre.

“A acolhida dos aspirantes na fraternidade estimula não só o crescimento dos próprios jovens, mas também dos nossos frades e fraternidades, dentro de uma relação recíproca de crescimento e formação. Afinal, a formação franciscana não se refere somente a um período determinado de aprendizado de conteúdos necessários à realização de uma tarefa, pois trata-se de um processo que envolve toda a vida de um frade menor (CCGG 135)”, explica o coordenador do Serviço de Animação Vocacional, Frei Diego Atalino de Melo.

Frei Diego agradece a todas as fraternidades que ao longo destes cinco anos já foram FAVs, bem como aquelas que durante este ano receberam esta missão confiada pela Província. “Que a presença destes jovens aspirantes seja também estímulo vocacional para todos nós e que o Bom Deus nos faça sempre perseverar no chamado que um dia recebemos”, espera o coordenador.

AS FAVS E OS 18 ASPIRANTES

pro-site-aspirantes